Na última sexta-feira, 08, foi lançado em Jaci, interior do estado de São Paulo, o projeto de um “Barco-Hospital” que irá atender as comunidades ribeirinhas espalhadas às margens do Rio Amazonas. Frei Francisco Belotti, fundador da Associação Lar São Francisco da Providência de Deus, foi quem idealizou o projeto a partir de um pedido feito pessoalmente pelo Papa Francisco, quando esteve no Brasil, em 2013. “Ele me perguntou: ‘Vocês estão na Amazônia?’, eu disse ‘não’, então ele disse que devíamos estar lá. Nós fomos e construímos dois hospitais, um em Óbidos e outro em Juruti, e ali percebemos a necessidade que as pessoas têm até chegar ao hospital, são canoas que viram, pessoas que morrem, distâncias imensas, e então decidimos fazer um hospital que vá até eles”, disse Frei Francisco.
Imagem: Reprodução / Site Revista Náutica
A embarcação será chamada “Barco-Hospital Papa Francisco” e deverá começar a atender a população no próximo mês de outubro/2018. O barco deverá contar com 35 metros de comprimento que abrigarão em seu espaço: centro cirúrgico, enfermaria, farmácia, laboratórios, salas de raio X, mamografia e ultrassonografia.
Frei Francisco Belotti, idealizador do projeto – Imagem: Site do Hospital Regional de Presidente Prudente
A Empresa Gerencial de Projetos Navais da Marinha Brasileira (Emgepron) será a responsável pela construção do barco hospital. De acordo com José Augusto de Almeida Filho, coordenador de construção naval da empresa, a Associação Lar São Francisco, “nos disse o que queria colocar dentro do barco e, com o apoio de engenheiros e desenhistas, nós montamos o projeto”. O orçamento de custo é de R$ 25 milhões. O valor está sendo arrecadado com ajuda de voluntários, colaboradores e doação de uma milionária indenização trabalhista vinda do Ministério Público do Trabalho.