ALEGRIA E FÉ MARCAM A VISITA DA IMAGEM DA PADROEIRA DE ÓBIDOS EM SANTARÉM

por Aritana Aguiar/ PASCOM Arquidiocese de Santarém

A Igreja Particular de Santarém teve a alegria de receber a visita da imagem da Senhora Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos, de 26 de abril a 1º de maio. A visitação faz parte dos preparativos dos festejos que acontecem no mês de julho naquela diocese. Durante esses seis dias, os fiéis puderam agradecer e manifestar sua fé e devoção à avó de Jesus Cristo, com muita alegria e unidade.

A primeira visita ocorreu na Igreja N. Sra. das Graças, bairro Santa Clara, no dia 26, e a última no dia 1º de maio, quarta-feira, no Seminário Arquidiocesano São Pio X, onde também há seminaristas da Diocese de Óbidos. Nesse período, várias residências e comunidades tiveram a oportunidade de receber a visita da imagem peregrina. Ela passou pela Catedral Metropolitana de Santarém, Igreja São Raimundo Nonato (bairro Aldeia), Igreja de Sant’Ana (bairro Sant’Ana), Igreja São Francisco de Assis (bairro Caranazal), Igreja Santo Antônio (bairro Laguinho), Igreja de São José Operário (bairro São José Operário) e Igreja N. Sra. Aparecida (bairro Aparecida). No domingo, dia 28, a imagem da mãe de Nossa Senhora esteve na Igreja São Sebastião para receber as novas cursilhistas do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Arquidiocese de Santarém.

Segundo a coordenadora da equipe da visita em Santarém, Jandyra Bentes, esse período de visitação foi de muita gratidão: “Momentos de encontro, de reflexão, de unir pessoas. Assim nós fizemos, caminhando não só nas residências, mas caminhamos nas comunidades onde estes obidenses estão atuando no município de Santarém. A cada encontro, a cada momento, aquela vibração, aquele entusiasmo, aquela presença viva que Senhora Sant’Ana traz na história carregando Maria em seus braços. Toda a história do Cristianismo ali presente, e a gente podendo ter a oportunidade de refletir, de fazer a oração em família. Foi muito gratificante”.

Jandyra ainda relatou o sentimento de chegada em cada local visitado: “Seja nas residências, nas comunidades, nas igrejas, o acolhimento era mais que especial. Aquela vibração que Senhora Sant’Ana trazia naquela imagem, todo aquele momento que os obidenses trazem no coração, que é muito forte a presença de Sant’Ana no povo obidense”.

Para a coordenação, encerrar esta visita no dia de São José Operário, esposo de Maria, foi algo singular. “Foi providência divina, pois Sant’Ana é a genitora da mãe de Jesus. E nós podemos dizer que não podia ser um dia mais do que especial, considerando o início do mês de maio, o mês mariano, onde as devoções à Nossa Senhora são mais intensificadas. Então podemos dizer que foi mais do que especial”, finalizou Jandyra.

A imagem de Sant’Ana continua sua peregrinação até o mês de julho. De Santarém, ela segue para Macapá, depois para Belém, também visita Manaus e retorna para Óbidos. As Festividades de Sant’Ana acontecem de 14 a 26 de julho.

 

Notícias

FAZER BEM TODAS AS COISAS!

por Dom Alberto Taveira Correa Arcebispo Metropolitano de Belém Os discípulos de Jesus de todos os tempos aprendem com o Mestre a forma adequada de agir nas diversas circunstâncias da vida. Sabendo que ele é Homem e Deus, pois é Deus com o Pai e o Espírito Santo,...

A IGREJA E A POLÍTICA

por Dom Vital Corbellini Bispo da Diocese de Marabá Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! A Igreja sempre contribuiu com a política para o alcance do bem comum através da realização de políticas públicas que favoreçam os pobres, tendo como base o Evangelho de Jesus...

‘I CÍRIO DA JUVENTUDE’ É ANUNCIADO PELA DIOCESE DE MARABÁ

por Bárbara Marina / Pascom Diocese de Marabá  Este ano a grande novidade na programação do Círio 2024 de Marabá é a realização do ‘I Círio da Juventude’, que acontecerá no dia 26 de outubro, a partir das 16h. Uma reunião, para alinhamento da programação do evento,...

DESPERTAR VOCACIONAL 2024 NO MARAJÓ

por Pascom / Prelazia do Marajó Aconteceu no dia 31 de agosto de 2024, o Despertar Vocacional realizado pela Região Pastoral dos Campos na Comunidade Nossa Senhora do Carmo - comunidade quilombola Caldeirão, na Prelazia do Marajó. Foi um dia de convivência, oração,...