LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
“Saudações!
Celebramos hoje o 17º Domingo do Tempo Comum, em que o Senhor pergunta: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Sigamos a proposta Litúrgica com várias sugestões para a a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palvra – presidida pelos ministros leigos e leigas, para Círculos Bíblicos nas Comunidades e nos Grupos Missionários de Evangelização, como também para Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para os Catequizandos infanto-juvenis, jovens e adultos.
Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo(a), faça a experiência do encontro da Lectio Divina durante a semana na sua comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na sua família, vizinhos e amigos.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A comunidade cresce com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
A partilha enaltece quem “abre as mãos”. É possível imaginar a satisfação e o fascínio daquele menino ao ver uma multidão saciada e doze cestos cheios do que sobrou; tudo por conta de sua ação de colocar em comum seus cinco pães e seus dois peixes. Eram tudo o que tinha, E os discípulos… Ao serem postos a “prova” por jesus, não medem esforços para seguir as orientações do Mestre, a fim de que todos fossem alimentados, fortalecidos e evitassem o desperdício.
Tenhamos sempre a certeza de que a partilha é um dom que, ao ser acrescido de despojamento e criatividade, gera muitas bênçãos e muitos sinais de conversão.
A todos os irmãos e irmãs, minha saudação e minha bênçã0!
+ Irineu Roman
Arcebispo Metropolitano de Santarém”
ABAIXO AS ATIVIDADES CATEQUÉTICAS
28.07.24 - 17º DT COMUM - ANO B-1 (1)