por SedCom / Diocese de Óbidos

Até o ano de 1957, a vasta zona fisiográfica do Baixo Amazonas, no Estado do Pará, formava uma única circunscrição eclesiástica conhecida como Prelazia de Santarém. Ao observar a grandeza da região e a necessidade de ampliação da área pastoral , Dom Lombardi, na época Núncio Apostólico do Brasil, dirigiu à Santa Sé o pedido de criação de uma nova Prelazia para a região.

A Santa Sé ouvindo o parecer de Dom Floriano Loewenau, OFM, Bispo Prelado de Santarém, resolveu a questão, e em abril de 1957, por meio da Bula “Cum sit animorum”, o Papa Pio XII criou a Prelazia de Óbidos, desmembrada da Prelazia de Santarém, e em 11 de outubro do mesmo ano nomeou Dom Floriano Loewenau como prelado da nova Prelazia de Óbidos.

A princípio a Prelazia de Óbidos foi constituída pelos municípios de Alenquer, Faro, Juruti, Oriximiná e Óbidos, e mais tarde, os municípios de Curuá, Terra Santa, e os distritos Juruti Velho, Tabatinga-Juruti, e Porto Trombetas, começaram a fazer parte também da prelazia.

No dia 2 de fevereiro de 1958, foi realizada a instalação da Prelazia e a posse do primeiro Bispo Prelado, Dom Frei Floriano Loewenau, OFM. No dia 09 de novembro de 2011, o Papa Bento XVI anunciou a elevação da Prelazia de Óbidos, para a categoria de Diocese, ao mesmo tempo nomeou o primeiro Bispo Diocesano, Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM.

No dia 21 de janeiro de 2012, foi oficializada a elevação da Prelazia de Óbidos à categoria de Diocese, na mesma solenidade, Dom Bernardo Johannes foi empossado como o primeiro Bispo Diocesano de Óbidos, em Missa Solene presidida, no sábado dia 21 de janeiro de 2012, por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico, Representante do Papa Bento XVI no Brasil.

Os Bispos Prelados Dom Floriano Loewenau, Dom Constantino Lüers e Dom Martinho Lammers, e do Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes. Hoje lembramos os 13 anos da elevação da Diocese de Óbidos, são 13 anos de missão e evangelização no Coração da Amazônia.