por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
A Pastoral da Juventude da Diocese de Cametá, realizou na noite do sábado passado (17/5) a ‘III Gincana Bíblica do Grupo De Base Juspa’, com o objetivo de promover o estudo e aprofundamento dos ensinamentos da Bíblia de forma lúdica e divertida, permitindo com que os cerca de cinquenta participantes se aproximassem da Palavra de Deus de forma mais envolvente, despertando o desejo de buscar a presença.
O Livro estudado pelos grupos que competiram foi ‘1 Macabeus’. Os jovens divididos em três 3 grupos denominados ‘Amiguinhos de Jesus’, ‘Semente da Fé’ e ‘El Shaday’, além de responderem as perguntas baseadas no Livro estudado, encenaram algumas passagens que também contabilizaram pontos para a escolha das equipes vencedores El Shaday, Amiguinhos de Jesus e Semente de Fé, respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugar.
Para Lorrana Pantoja Corrêa, de 15 anos, membro das Pastorais da Crisma e da Juventude, na Paróquia de Mocajuba (PA), a gincana foi um momento para reforçar o conhecimento bíblico e desenvolver o espírito de união entre os jovens “a gincana foi muito importante para mim porque me fez perceber o quanto a união, respeito, esforço e dedicação com o trabalho em grupo fazem a diferença, e que através da diversão aprendemos muito sobre o livro estudado. Nós nos superamos e aprendemos juntos. Foi mais do que uma competição foi um momento de fortalecer nossa fé”, disse a jovem.
O grupo de jovens existe desde 2015, mas a ideia da gincana surgiu em 2023 quando o então coordenador do grupo, Antônio José Campão Caldas, e o seu vice Rosivaldo Souza, acompanhados de Faustina Moreira, hoje coordenadora de base, resolveram se juntar para aprofundar mais o conhecimento dos jovens com o estudo bíblico.
“Fazer parte do grupo é gratificante, porque a gente aprende muitas coisas. A faixa etária mínima para participar é de 15 anos, mas há a participação dos pais, que ajudam na realização das tarefas e participam da torcida. A gincana também é um momento para que os jovens possam perder o nervoso de estar falando sobre a Palavra de Deus”, contou Antônio Caldas.
A dinâmica da gincana consiste em seguir algumas regras, como a formação de três grupos de 14 pessoas, no início de cada ano, para que possam se preparar para o estudo de um Livro Bíblico. Além das perguntas que são realizadas por um grupo de jurados, os participantes precisam cumprir tarefas como a encenação de uma passagem do Livro.