O JOVEM E A VIVÊNCIA DA QUARESMA NO SEU AMBIENTE PAROQUIAL

por Pe Demisson Batista/ Assessor do Setor Juventude Belém e Padre Referencial para a Pastoral Juvenil no Regional Norte 2
foto: Maracom

Você pode se perguntar como um jovem pode viver a Quaresma em seu ambiente paroquial, e a resposta imediata é com a oração, a Eucaristia e a Via Sacra meditada, que são as ferramentas que podem ajudar você, como jovem, a descobrir a grandeza do projeto de Deus na sua vida.

A Quaresma também é a oportunidade para se contemplar a si mesmo, o irmão que sofre, o mundo com suas belezas e problemas e compreender que a cruz não é o fim, mas, a esperança está na ressurreição.

Para isso, lembremos das palavras do Papa Francisco: “O propósito da Quaresma é olhar para os outros como Jesus olha para o homem, que se aproxima como bom samaritano de todos os que sofrem no corpo e no espírito, que cura as feridas com o óleo da consolação e o vinho da esperança. E com este apelo o jovem pode propor um caminho quaresmal”. Iluminado ainda pela Campanha da Fraternidade, que visa a “Fraternidade e Amizade Social”, pois, “Somo todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

O Papa e a Campanha da Fraternidade deste ano, então convidam os jovens ao sacrifício, à renúncia e à oferta de vida pela proximidade junto ao outro, como um itinerário que os leva à celebração da Páscoa com o coração purificado, com maior dedicação à oração e às obras de caridade.

Fazer isso significa entender que Quaresma não pode se tornar somente uma série de ritos externos, mas, sim, aprender o sentido deste caminho, da dedicação e, sobretudo, como nos diz o Papa Francisco, é: “É aprender a ver o outro como um um dom, um presente”.

Assim, o jovem nesta Quaresma, pode colaborar nas atividades paroquiais indo além, com uma visão diferente, propondo novos propósitos e atividades quaresmais, além daqueles que tradicionalmente já se realizam nos templos, dando um novo sentido aos ritos externos. E com toda certeza os jovens têm potencial para isso.

Portanto, fica aqui a motivação para que os jovens possam, nesta Quaresma desenvolver atitudes que construam o verdadeiro reino dos céus, como a perseverança, a responsabilidade e, sobretudo, fazer disso uma experiência de vida quotidiana na sua casa e na paróquia.

Cinco propósitos de vivência da Quaresma para o jovem:

1. Adorar o Santíssimo Sacramento por uma hora;

2. Visitar um jovem em situação de vulnerabilidade social ou com algum transtorno, como depressão, ansiedade…

3. Doar para Campanha da Fraternidade um valor igual às suas despesas adicionais (não essenciais.

4. Passar algum tempo descobrindo a fé de um Santo lendo seus escritos.

5. Envolver-se mais na sua paróquia ou grupo. Veja onde a ajuda é necessária e torne-se essa ajuda.

Notícias

A PREGRINAÇÃO DO DIVINO VERBO SANTO ARNALDO JANSSEN NA AMAZÔNIA 

  por Osvaldo Lucas da Silva Figueiredo / Ministro extraordinário da Palavra  da Paróquia Santo Antônio de Alenquer / Diocese de Óbidos Na noite desta quinta-feira (3/7), a Diocese de Óbidos, através da Igreja de São Cristóvão, em Alenquer (PA), acolheu a relíquia...

UM CHAMADO URGENTE POR JUSTIÇA CLIMÁTICA ECOA DO CORAÇÃO DO SUL GLOBAL

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional  Norte 2 da CNBB com informações do Vatican News No final desta manhã, 1º de julho, em um evento histórico na Sala de Imprensa da Santa Sé, líderes de igrejas de três continentes lançaram um chamado por justiça...

A HOMILIA DO PAPA LEÃO XIV: FÉ, COMUNHÃO E DIVERSIDADE

por Vivian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, ontem (29), em Roma, a Igreja celebrou a memória de dois pilares da fé cristã. Em uma cerimônia solene na Basílica de São Pedro, presidida pelo...