O Instituto de Pastoral Regional (IPAR), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Norte 2, realiza desde o último dia 07 de janeiro, mais um módulo de cursos formativos na sua sede, no bairro do Marco, em Belém. Estes cursos ocorrem sempre nos meses de janeiro e julho e são modulares. O público alvo são lideranças leigas, sacerdotes, religiosos e seminaristas.
São duas semanas de aulas e atividades intensivas. A metodologia dos cursos é trabalhada em aulas participativas, expositivas e estudos em grupo. Filmes, documentários e leituras de livros também contam como atividades complementares.
De acordo com a diretora do IPAR, Irmã Vânia Carvalho, os cursos visam sempre a formação completa e edificante de cada participante. “O grande objetivo do nosso Instituto é fomentar a formação integral e integradora, trabalhando a dimensão humana, mas também a formação política, missionária, bíblica, uma formação completa e íntegra”, disse.
Além disso, os cursos são verdadeiras oportunidades de aperfeiçoamento intelectual e pastoral. “É uma oportunidade que damos para que os leigos se formem e atuem nas suas respectivas comunidades com mais entusiasmo e conhecimento”, finalizou a religiosa.
Formação Bíblica – Entre os dias 07 e 19 de janeiro, é realizado o curso de Formação Bíblica. Neste ano de 2019 o curso aborda o primeiro módulo: “Introdução Geral ao estudo dos Textos Bíblicos; Formação do Povo de Deus; Monarquia e Profetismo; Exílios; Período Persa”.
O curso é feito em parceria com o Centro Bíblico Verbo que oferece a assessoria. Neste módulo, vieram de São Paulo as professoras Heloisa Carvalho e Cecília Toseli.
O curso possui carga horária de 300h/aula e é feito em 3 módulos, um a cada ano.
A turma de 2019 conta com 25 alunos oriundos das dioceses que compõe o Regional Norte 2 (Pará e Amapá) e também de Manaus e Belo Horizonte.
Fé e Política – A partir do dia 21 de janeiro, inicia o Curso “Fé e Política”. Realizado em um único módulo, os estudos seguirão até o dia 02 de fevereiro e contarão com a participação de assessores de dentro e de fora do estado, entre eles: Cecília Toseli; Daniel Seidel, da Rede Eclesial Pan-Amazônica; e José Antônio Mangoni, da Universidade do Estado do Pará.
A programação diária consta de dinâmicas, momentos de oração, partilhas e estudos acerca da análise de conjuntura do país, liderança na Bíblia, Doutrina Social da Igreja e outros temas recorrentes. Em cada noite haverá alguma atividade complementar como exibição de filmes e projetos.
O curso tem o apoio e parceria do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.