A Campanha da Fraternidade, realizada pela Igreja Católica todos os anos no período quaresmal, inicia muito antes da Quarta-feira de Cinzas. No final do ano anterior, a CF começa a ser articulada e estudada pelos chamados “multiplicadores”. Foi por este motivo que de 30/11 a 1º/12, na sede da CNBB Norte 2, em Belém, mais de 70 pessoas estiveram reunidas, oriundas de 8 dioceses e prelazias do Regional Norte 2.
O Encontro de Multiplicadores da CF 2020, cujo tema é “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10-33-34), contou com a assessoria do articulador regional das Pastorais Sociais, Francisco José Araújo, com o coordenador da Comissão Regional de Presbíteror, Pe. José Maria Ribeiro, e do coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra, Pe. Paulo Joanil da Silva.
Na manhã do sábado, 30, o arcebispo eleito de Santarém, dom Irineu Roman, passou toda a manhã na formação e incentivou o estudo das lideranças. “É muito bom estes momentos e vocês agora sairão daqui com a responsabilidade de propagar, divulgar, anunciar esta beleza do cuidado com a vida, proposta da reflexão eclesial do ano que vem”, disse. A metodologia do encontro foi o mesmo do Texto Base da CF: Ver – Discernir – Agir. Os estudos foram feitos em momentos de palestras e trabalhos em grupo.
Na noite do sábado, 30, Pe. José Maria Ribeiro ainda palestrou sobre as Diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.