por Paulo Queiroz
O segundo dia de encontro com os Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024), em Belém-PA, realizado e sediado pelo Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi marcado por debates, formações, cantos e celebrações de Fraternidade e Amizade Social, com participações conceituadas nomeadamente do Padre Nazareno Carvalho, responsável pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Norte 2, Padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB e de Dom Paulo Andreolli, Bispo da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
O tema central do dia foi baseado no objetivo da campanha e na metodologia do “Ver” e Iluminar (Julgar), elementos próprios da Identidade da CF, nortearam as discussões ao longo do dia, evidenciando a importância dos multiplicadores criarem hábitos de comunhão.
Padre Nazareno Carvalho falou sobre o Objetivo da Cf 2024, que é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promover e fortalecer os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
“Temos uma série de objetivos menores que são luzes para aquilo que nós vamos fazer onde nós estamos atuando, e são esses objetivos que vamos tentar traduzir para a realidade do Regional Norte 2. O primeiro ponto é tomar consciência, entender e analisar as diversas formas de mentalidade de indiferença postas em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na vida religiosa” disse Padre Nazareno, ao clarificar os nove objetivos específicos da CF 2024 presentes no Texto-Base.
Observando o cenário das enfermidades sociais que assolam o mundo causadas por uma única doença da sociedade atual, a Alterofobia, Padre Nazareno inicia a formação da primeira metodologia da CF, o “Ver”. Dividida em três pontos: “Ver que preocupa”, “Ver que dá esperança” e o “Ver o horizonte”.
No Ver que preocupa, disse o padre: “Precisamos enxergar a Indiferença ao ignorar o outro, a Intolerância ao eliminar o diferente e a Competição ao eliminar o improdutivo. Devemos deixar de lado os grupos fechados, ‘nós’ contraposto ao mundo, quando na verdade somos todos um único nós”.
Tendo em vista que o ímpeto da comunicação, fraternidade, diálogo e amizade social estão escritos em nossa natureza, deve-se manter o diálogo e conexão pelas tecnologias de comunicação e a disposição a solidariedade e à partilha. Pensar e agir em termos de comunidade, sempre levando em conta que a vida de todos/as está acima da apropriação dos bens de alguns. Lutar contra as causas estruturais da pobreza e fazer face aos efeitos destrutivos do dinheiro são todos elementos que fazem parte da Solidariedade, destacou o padre ao falar sobre o Ver que dá esperança.
Outro ponto abordado, o Ver o horizonte, Padre Nazareno destacou a essência trinitária que faz parte da humanidade: “Viemos da trindade e para Ela voltaremos” e destacou “Isolamento não, proximidade sim. Cultura do confronto não, cultura do encontro sim. Aprendamos com a Trindade, comunidade perfeita, na qual somos imagem e semelhança.”
Um dos momentos aguardados do dia foi a palestra sobre a metodologia “Iluminar (julgar)”, ministrada pelo Padre Jean Poul Hansen. O debate enfatizou a importância da luta contra o Hiperindividualismo, seguindo um caminho de remissão.
“Nós vivemos em uma sociedade doente! Não somos médicos, mas precisamos ter esta consciência, a nossa sociedade está adoecida, gravemente adoecida e se ela não se tratar ela vai pôr fim a si mesma. Essa doença, da nossa sociedade, é tão grave que ela conduz à morte, porém há tratamento! Existe um remédio, mas é preciso encarar com determinação o tratamento.” disse Padre Jean ao se referir a Alterofobia, termo utilizado no Texto-Base da Cf 2024.
“Alterofobia é o câncer da sociedade hoje”, disse o padre, “É o medo a rejeição, é a aversão a tudo aquilo que é o ‘Outro’, a tudo aquilo que não sou ‘eu mesmo’, a tudo aquilo que é diferente de mim, ou do meu modo de ver as coisas. Ela surge da individualidade que é positiva. Nós não somos uma massa, nós somos indivíduos e Deus nos conhece pelo nome! Cada um de nós é irrepetível, isso é, cada sujeito tem seu papel, cada um é uma pessoa. A Alterofobia é justamente o inchaço dessa individualidade”.
Padre Jean destacou ainda que a Igreja no Brasil quer fazer nesta Quaresma de 2024 um verdadeiro caminho de reconciliação consigo, com o próximo e com o mundo e assim se reconciliar com Deus, pois Ele não é a favor dessa divisão. Destacou ainda a necessidade de aperfeiçoar a “Cultura Vocacional”, e utilizar mais o termo vocacionado, pois todos são chamados e enviados. A primeira vocação e a vida, e o batismo é a fonte de todas as vocações.
Durante o encontro Padre Jean fez uma convocação a entronização da Palavra de Deus, convidando os participantes a reverenciar a Palavra. Momento especial e dinâmico do encontro, onde a bíblia foi passada, a cada um, com o canto tradicional da Igreja no Brasil dedicado a ela. No final do gesto, a palavra, foi colocada no centro do círculo dos multiplicadores com uma vela simbolizando a luz, pois “o Iluminar (julgar) é sempre acolher a luz da Palavra de Deus, que está presente na tradição, na escritura e no magistério”, destacou o padre.
Também foi lido um trecho capitulo 23 do evangelho do livro de Mateus, o texto que ilumina o Lema da Cf 2024, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) e com ele o padre fez uma reflexão destacado o 3 (terceiro) versículo “Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem”, destacando a hipocrisia da época dos Fariseus. Que nesta CF, deve-se lembrar que todos são irmãos e deve-se repudiar a hipocrisia do falar e não fazer o que prega.
Em virtude do encontro Dom Paulo Andreolli deixou uma palavra de motivação e fez um convite a todos os participantes: “Temos a responsabilidade de levar este conhecimento e a responsabilidade de multiplicá-lo e articular. Teremos em Belém no dia 20 de janeiro uma formação exclusivamente para a Arquidiocese de Belém. Convidamos 5 (Cinco) representantes por paróquia. Teremos uma formação na mesma linha para que nós sejamos multiplicadores deste conhecimento. Quem conhece ama, quem ama cuida, renovo minha gratidão a você (Padre Jean) e todos que estão participando e que o Espirito Santo nos conduza”.
Ao final do encontro, Padre Jean Poul Hansen fez um breve resumo sobre o Iluminar(Julgar), e em seguida Padre Nazareno Carvalho presidiu a Celebração Eucarística que coroou este momento formativo. O Encontro terminará no dia 18 de novembro com a abordagem da última metodologia o “Agir” que também será ministrada pelo, assessor de campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen.
Notícias
ENCONTRO PARA DEBATER SOBRE VULNERABILIDADE SOCIAL FOI REALIZADO NA SEDE DO REGIONAL NORTE 2
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação da CNBB Regional Norte 2 Foi realizado nos dias 06 e 07 de janeiro, na sede do Regional Norte 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em Belém (PA) o minicurso "Igreja e Política: Diretrizes para a proteção...
O JUBILEU DA JUVENTUDE CATÓLICA EM 2025: O QUE ESPERAR?
por Rodrigo de Sá / Jovens Católicos site https://jovenscatolicos.com.br Este artigo explora o impacto esperado do Jubileu dos Jovens na juventude católica em 2025, analisando as principais tendências e questões que podem surgir durante esse evento tão aguardado. Em...
AS NOVAS DIRETRIZES DA CEI SOBRE A FORMAÇÃO DE SACERDOTES NA ITALIA
por Salvatore Cernuzio / Cidade do Vaticano Ad experimentum durante três anos o documento com as novas normativas aprovado pela Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana e confirmado pelo Dicastério para o Clero. Tratadas diversas questàoes: a tutela em casos...
CAPELA DO SANTÍSSIMO É INAUGURADA NA CATEDRAL DE SANT´ANA EM ÓBIDOS
por SedCom / Diocese de Óbidos Na última sexta-feira, (10), foi realizado na Catedral de Sant'Ana, a cerimônia de benção e inauguração da Capela do Santíssimo, que ao longo dos meses, foram realizados eventos em prol a conclusão da Capela. A Celebração foi conduzida...
FAMÍLIAS ASSENTADAS EM TUCURUÍ (PA) CONQUISTAM A PERMANÊNCIA NA TERRA ATRAVÉS DE CONTRATO DE CONCESSÃO DE USO
por CPT Regional Pará edição Carlos Henrique da Silva / Comunicação CPT Nacional Nesta quarta-feira (08), as 47 famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável – PDS João Canuto, de Tucuruí/PA, participaram de uma solenidade de recebimento do Contrato de Concessão...
DOM IRINEU ROMAN ENVIA PROPOSTA LITÚRGICA COM SUGESTÕES PARA A FESTA DO BATISMO DO SENHOR
LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA Saudações! Celebramos hoje a Festa do Batismo do Senhor, em que o Pai diz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer". Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para...
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA É DESTAQUE NA SEMANA DE FORMAÇÃO DA ÁREA RURAL 2025
por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese de Santarém A Pastoral Rural da Arquidiocese de Santarém deu início nesta segunda-feira, 06, a Semana de Formação da Área Rural 2025. O encontro segue até sexta-feira, 11, no Centro de Formação Emaús, com o tema “Celebração da...
POVO DE INHANGAPI FESTEJA E SE CONFRATERNIZA NA CELEBRAÇÃO DA DEDICAÇÃO DE SUA IGREJA MATRIZ
por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal Na Solene Festa da Epifania do Senhor, no primeiro domingo do ano 2025, no Ano do Jubileu da Esperança, o Povo Inhangapiense recebeu, com alegria, a Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, totalmente restaurada. O...
IRMÃ SIMONA BRAMBILLA É A PRIMEIRA MULHER PREFEITA NO VATICANO
por Vatican News O Papa Francisco escolheu a religiosa das Missionárias da Consolata para conduzir o dicastério junto com o cardeal Ángel Fernández Artime, que foi nomeado pró-prefeito. Assim, aumenta o número de mulheres em posições de destaque no Vaticano. A irmã...
“PELO DIREITO À EDUCAÇÃO” É A INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PARA O PRIMEIRO MÊS DO ANO NOVO
por Santa Sé Na mensagem de vídeo da intenção de oração para o mês de janeiro, Francisco afirma que “todas as crianças e os jovens têm direito a ir à escola, não importa a sua situação migratória. A educação é uma esperança para todos”. “Rezemos para que os migrantes,...
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES ESPIRITUAIS PROMOVIDO PELA OSIB EM FEVEREIRO
por Ministérios Ordenados e Vida Consagrada Cientes da importância da formação integral dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Nacional) promove anualmente o Encontro Nacional para Diretores Espirituais....
CERCA DE 200 JOVENS PARTICIPARAM DO ‘I RÉVEILLON DA JUVENTUDE’ REALIZADO PELA ARQUIDIOCESE DE BELÉM
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Pela primeira vez, o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém realizou uma programação de réveillon chamada ‘I Réveillon da Juventude: Vigília de Reveillon’, que aconteceu na transição do ano de...
ABERTURA DO ANO JUBILAR NA DIOCESE DE ÓBIDOS MARCA INÍCIO DO ANO SANTO DA ESPERANÇA
por SedCom / Diocese de Óbidos Na primeira sexta-feira do ano de 2025, dia 03, a Diocese de Óbidos celebrou a abertura do Ano Jubilar com uma concentração na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, seguida de uma peregrinação até a Catedral de Sant’Ana. Durante o...
DOM JESÚS MARÍA ABENÇOA PEDRA FUNDAMENTAL DA CASA EPISCOPAL DA PRELAZIA DO ALTO XINGU-TUCUMÃ
por Pascom Catedral de Tucumã/ Prelazia Alto Xingu-Altamira A Comunidade da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, viveu um momento que ficará marcado na história da prelazia, quando no último domingo, dia 29 de dezembro, Dom Jesús María Mauleón abençoou a colocação da pedra...
ANO SANTO DA ESPERANÇA ABERTO NA ARQUIDIOCESE DE BELÉM
por Fundação Nazaré foto Luiz Estumano A Arquidiocese começou a viver o Ano Santo da Esperança neste domingo, 29 de dezembro. O povo de Deus de 107 paróquias e áreas missionárias encontrou-se na Paróquia Santíssima Trindade e, dali, saindo em caminhada rumo à Catedral...
OS MORADORES DE MOCAJUBA VIVERAM MOMENTO SIGNIFICATIVO COM A ABERTURA DA PORTA SANTA NA REGIÃO EPISCOPAL SÃO MARCOS DA DIOCESE DE CAMETÁ
por Região Episcopal São Marcos/Diocese de Cametá A cidade de Mocajuba viveu um momento muito especial e significativo no domingo, dia 29, com a Abertura da Porta Santa, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ligada a Diocese de Cametá. A celebração foi presidida...
DIOCESE DE CAMETÁ REALIZA ABERTURA DA PORTA SANTA DO JUBILEU “PEREGRINOS DE ESPERANÇA 2025”
por Lucas Redig / Diocese de Cametá Na manhã do dia 29 de dezembro, a Diocese de Cametá viveu um momento histórico e emocionante com a abertura da Porta Santa do Jubileu "Peregrinos de Esperança 2025". Este evento marcante ocorreu simultaneamente na Catedral São João...
ABERTURA DO ANO JUBILAR NA DIOCESE DE ABAETETUBA
por Pascom /Diocese de Abaetetuba No sabado, dia 28, foi realizado na Diocese de Abaetetuba a Abertura do Jubileu 2025 'Peregrinos de Esperança'. A programação iniciou na Paróquia Cristo Redentor, de onde centenas de fiéis, de diversas paróquias, sairam em caminhada...
DIOCESE DE MARABÁ REALIZOU A ABERTURA DO JUBILEU 2025
por Barbara Marina / Pascom Diocese de Marabá Na manhã do domingo, 29/12, a Diocese de Marabá realizou a Abertura do Jubileu 2025, com uma programação que iniciou em frente a igreja São Félix, na Marabá Pioneira. Centenas de fieis participaram da procissão, cantando e...
DIOCESE DE BRAGANÇA DO PARÁ ABRE ANO JUBILAR COM RITO SOLENE, PEREGRINAÇÃO E MISSA
por Matheus Felipe / Pascom Diocese de Bragança Neste domingo, 29 de dezembro de 2024, a Diocese de Bragança do Pará, Dom Raimundo Possidônio presidiu a abertura do Ano Jubilar com uma programação especial marcada por fé, devoção e esperança. O rito inicial aconteceu...