
por Paulo Queiroz
O segundo dia de encontro com os Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024), em Belém-PA, realizado e sediado pelo Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi marcado por debates, formações, cantos e celebrações de Fraternidade e Amizade Social, com participações conceituadas nomeadamente do Padre Nazareno Carvalho, responsável pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Norte 2, Padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB e de Dom Paulo Andreolli, Bispo da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
O tema central do dia foi baseado no objetivo da campanha e na metodologia do “Ver” e Iluminar (Julgar), elementos próprios da Identidade da CF, nortearam as discussões ao longo do dia, evidenciando a importância dos multiplicadores criarem hábitos de comunhão.
Padre Nazareno Carvalho falou sobre o Objetivo da Cf 2024, que é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promover e fortalecer os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
“Temos uma série de objetivos menores que são luzes para aquilo que nós vamos fazer onde nós estamos atuando, e são esses objetivos que vamos tentar traduzir para a realidade do Regional Norte 2. O primeiro ponto é tomar consciência, entender e analisar as diversas formas de mentalidade de indiferença postas em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na vida religiosa” disse Padre Nazareno, ao clarificar os nove objetivos específicos da CF 2024 presentes no Texto-Base.
Observando o cenário das enfermidades sociais que assolam o mundo causadas por uma única doença da sociedade atual, a Alterofobia, Padre Nazareno inicia a formação da primeira metodologia da CF, o “Ver”. Dividida em três pontos: “Ver que preocupa”, “Ver que dá esperança” e o “Ver o horizonte”.
No Ver que preocupa, disse o padre: “Precisamos enxergar a Indiferença ao ignorar o outro, a Intolerância ao eliminar o diferente e a Competição ao eliminar o improdutivo. Devemos deixar de lado os grupos fechados, ‘nós’ contraposto ao mundo, quando na verdade somos todos um único nós”.
Tendo em vista que o ímpeto da comunicação, fraternidade, diálogo e amizade social estão escritos em nossa natureza, deve-se manter o diálogo e conexão pelas tecnologias de comunicação e a disposição a solidariedade e à partilha. Pensar e agir em termos de comunidade, sempre levando em conta que a vida de todos/as está acima da apropriação dos bens de alguns. Lutar contra as causas estruturais da pobreza e fazer face aos efeitos destrutivos do dinheiro são todos elementos que fazem parte da Solidariedade, destacou o padre ao falar sobre o Ver que dá esperança.
Outro ponto abordado, o Ver o horizonte, Padre Nazareno destacou a essência trinitária que faz parte da humanidade: “Viemos da trindade e para Ela voltaremos” e destacou “Isolamento não, proximidade sim. Cultura do confronto não, cultura do encontro sim. Aprendamos com a Trindade, comunidade perfeita, na qual somos imagem e semelhança.”
Um dos momentos aguardados do dia foi a palestra sobre a metodologia “Iluminar (julgar)”, ministrada pelo Padre Jean Poul Hansen. O debate enfatizou a importância da luta contra o Hiperindividualismo, seguindo um caminho de remissão.
“Nós vivemos em uma sociedade doente! Não somos médicos, mas precisamos ter esta consciência, a nossa sociedade está adoecida, gravemente adoecida e se ela não se tratar ela vai pôr fim a si mesma. Essa doença, da nossa sociedade, é tão grave que ela conduz à morte, porém há tratamento! Existe um remédio, mas é preciso encarar com determinação o tratamento.” disse Padre Jean ao se referir a Alterofobia, termo utilizado no Texto-Base da Cf 2024.
“Alterofobia é o câncer da sociedade hoje”, disse o padre, “É o medo a rejeição, é a aversão a tudo aquilo que é o ‘Outro’, a tudo aquilo que não sou ‘eu mesmo’, a tudo aquilo que é diferente de mim, ou do meu modo de ver as coisas. Ela surge da individualidade que é positiva. Nós não somos uma massa, nós somos indivíduos e Deus nos conhece pelo nome! Cada um de nós é irrepetível, isso é, cada sujeito tem seu papel, cada um é uma pessoa. A Alterofobia é justamente o inchaço dessa individualidade”.
Padre Jean destacou ainda que a Igreja no Brasil quer fazer nesta Quaresma de 2024 um verdadeiro caminho de reconciliação consigo, com o próximo e com o mundo e assim se reconciliar com Deus, pois Ele não é a favor dessa divisão. Destacou ainda a necessidade de aperfeiçoar a “Cultura Vocacional”, e utilizar mais o termo vocacionado, pois todos são chamados e enviados. A primeira vocação e a vida, e o batismo é a fonte de todas as vocações.
Durante o encontro Padre Jean fez uma convocação a entronização da Palavra de Deus, convidando os participantes a reverenciar a Palavra. Momento especial e dinâmico do encontro, onde a bíblia foi passada, a cada um, com o canto tradicional da Igreja no Brasil dedicado a ela. No final do gesto, a palavra, foi colocada no centro do círculo dos multiplicadores com uma vela simbolizando a luz, pois “o Iluminar (julgar) é sempre acolher a luz da Palavra de Deus, que está presente na tradição, na escritura e no magistério”, destacou o padre.
Também foi lido um trecho capitulo 23 do evangelho do livro de Mateus, o texto que ilumina o Lema da Cf 2024, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) e com ele o padre fez uma reflexão destacado o 3 (terceiro) versículo “Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem”, destacando a hipocrisia da época dos Fariseus. Que nesta CF, deve-se lembrar que todos são irmãos e deve-se repudiar a hipocrisia do falar e não fazer o que prega.
Em virtude do encontro Dom Paulo Andreolli deixou uma palavra de motivação e fez um convite a todos os participantes: “Temos a responsabilidade de levar este conhecimento e a responsabilidade de multiplicá-lo e articular. Teremos em Belém no dia 20 de janeiro uma formação exclusivamente para a Arquidiocese de Belém. Convidamos 5 (Cinco) representantes por paróquia. Teremos uma formação na mesma linha para que nós sejamos multiplicadores deste conhecimento. Quem conhece ama, quem ama cuida, renovo minha gratidão a você (Padre Jean) e todos que estão participando e que o Espirito Santo nos conduza”.
Ao final do encontro, Padre Jean Poul Hansen fez um breve resumo sobre o Iluminar(Julgar), e em seguida Padre Nazareno Carvalho presidiu a Celebração Eucarística que coroou este momento formativo. O Encontro terminará no dia 18 de novembro com a abordagem da última metodologia o “Agir” que também será ministrada pelo, assessor de campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen.
Notícias
PAPA LEÃO XIV CLAMA POR AÇÕES URGENTES EM DEFESA DA CRIAÇÃO EM MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em mensagem, incisiva, para o 'X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação', que será celebrado em 1º de setembro, o Papa Leão XIV exorta fiéis e líderes globais a reconhecerem a urgência de...
UM CHAMADO URGENTE POR JUSTIÇA CLIMÁTICA ECOA DO CORAÇÃO DO SUL GLOBAL
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB com informações do Vatican News No final desta manhã, 1º de julho, em um evento histórico na Sala de Imprensa da Santa Sé, líderes de igrejas de três continentes lançaram um chamado por justiça...
EM VT, CNBB APRESENTA CENTRO MULTIMIDIA PAULO VI E DESTACA PAPEL EVANGELIZADOR DA COMUNICAÇÃO
por Comunicação CNBB A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou um vídeo institucional para exibição em emissoras de televisão, apresentando o novo Centro Multimídia São Paulo VI, que está sendo implantado na sede da entidade, em Brasília (DF)....
PASTORAL CARCERÁRIA DA DIOCESE DE MARABÁ REALIZA ENCONTRO COM REPRESENTANTES NACIONAL, ESTADUAL E REGIONAL
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB com informações de Domilson / Pastoral Carceraria da Diocese de Marabá De 23 a 29 de junho, a Pastoral Carcerária da Diocese de Macapá (PA) realizou um encontro com seus membros com o objetivo de...
A HOMILIA DO PAPA LEÃO XIV: FÉ, COMUNHÃO E DIVERSIDADE
por Vivian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, ontem (29), em Roma, a Igreja celebrou a memória de dois pilares da fé cristã. Em uma cerimônia solene na Basílica de São Pedro, presidida pelo...
CPT BELÉM REÚNE PASTORAIS E MOVIMENTOS PARA REFLETIR E PLANEJAR ‘O GRITO DOS EXCLUÍDOS’
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Pastorais Sociais, organismos e movimentos sociais se reuniram na tarde desta quinta-feira (26/06), na sede do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em Belém (PA),...
MENSAGEM DO VATICANO ACLAMA TRABALHADORES MARÍTIMOS E APELA POR JUSTIÇA E DIGNIDADE
por Vívian Marler / Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB com informações do Vatican News Em mensagem para o Domingo do Mar, o Vaticano exorta a Igreja a reconhecer e defender os direitos dos trabalhadores marítimos, destacando a importância de um desenvolvimento...
PARÓQUIA DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM É LUGAR DE PEREGRINAÇÃO PARA SE ALCANÇAR A INDULGÊNCIA PLENÁRIA DO JUBILEU NESTA SEXTA-FEIRA
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB com informações João Moreira de Melo Neto / Pascom Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro A Penitenciária Apostólica, órgão da Cúria Romana, responsável pelas questões relacionadas às...
SACERDOTES FELIZES: PAPA LEÃO XIV EXALTA AMIZADE COM CRISTO EM ENCONTRO INTERNACIONAL
por Vívian Marler / Assessoria de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na tarde de quinta-feira (26/5) Papa leão XIV encontrou-se com os Sacerdotes reunidos, no Auditório Conciliação, na rua que dá acesso à Praça São Pedro, para o 'Jubileu dos Sacerdotes', que foi...
ARQUIDIOCESE DE BELÉM REALIZOU ‘2ª AÇÃO SOCIAL EM PREPARAÇÃO A JORNADA MUNDIAL DOS POBRES ARQUIDIOCESANA’
por Irmã Rejiane da Mata A Arquidiocese de Belém realizou, no sábado passado (22), na Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia (Ananindeua-PA), a sua '2ª Ação Social em preparação ao 'IX Jornada Mundial dos Pobres Arquidiocesana', organizada pela Cáritas e as...
DOM IRINEU ROMAN ENVIA PROPOSTA LITÚRGICA COM SUGESTÃO PARA A SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA Saudações! Celebramos hoje a Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos, em que o Senhor pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?" Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia,...
REPORTAGEM DA TV APARECIDA EXPLORA AS DESIGUALDADES DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ
por Divulgação / TV Aparecida A TV Aparecida exibe na quinta-feira (26/6), às 21h, mais um episódio da série "Desafios da Igreja". A proposta desta edição é retratar as inúmeras desigualdades presentes no Arquipélago do Marajó, conjunto de ilhas no Pará. A...
PAPA LEÃO XIV CONVIDA OS BISPOS A SEREM HOMENS DE COMUNHÃO E A CULTIVAR A FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE NO ANO JUBILAR
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na manhã de hoje (25) Papa Leão XIV encontrou-se com os 400 bispos inscritos para o 'Jubileu dos Bispos', que representavam vários países como Italía, Espanha, Polônia, Portugal, Argentina,...
NA AUDIÊNCIA GERAL DESTA QUARTA-FEIRA PAPA LEÃO XIV AFIRMOU QUE ‘DA DOENÇA À ESPERANÇA O PODER CURATIVO ESTÁ EM JESUS CRISTO’
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do regional Norte 2 da CNBB com informações do Vatican News Durante a Audiência Geral desta quarta-feira (25) Papa Leão XIV deu continuidade ao ciclo sobre as curas de Jesus como sinal de esperança, e em seu discurso...
PAPA LEÃO XIV ENFATIZOU DURANTE O ENCONTRO COM OS SEMINARISTAS DAS DIOCESES DE TRIVENETO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CONFIAR EM DEUS
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na manhã desta quinta-feira (25) Papa Leão XIV encontrou-se com os seminaristas das dioceses do Triveneto, região de profundas raízes cristãs, que estão em Roma para peregrinação jubilar,...
50 ANOS DA CPT SÃO COMEMORADOS NA ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM
por Marcelo Santos / Coordenador da Comissão Justiça e Paz - CJP de Santarém No coração da Amazônia, comunidades celebram o meio século da Comissão Pastoral da Terra e testemunham o compromisso da Igreja com a vida e a dignidade dos povos do campo. 50 anos de Fé,...
POR QUE O BRASIL PRECISA DO 1º FÓRUM NACIONAL DE CINEMA CATÓLICO – E POR QUE VOCÊ DEVE PARTICIPAR?
divulgação Kolbe Arte Vivemos uma era marcada pela superabundância de mensagens, formatos e plataformas. Em meio a tantas vozes, o cinema, essa arte que une linguagem, imagem, som e narrativa, continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para comunicar o...
EM APARECIDA, EM SEU 8º ENCONTRO NACIONAL, CNLB ELEGE NOVA PRESIDÊNCIA E CONSELHO FISCAL PARA O TRIÊNIO 2025-2029
por CNBB O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) elegeu, na tarde deste sábado (21), sua nova presidência para o triênio 2025-2028. A votação ocorreu durante a 43ª Assembleia Geral Ordinária, realizada no contexto do 8º Encontro Nacional do Laicato, em...
PASTORAL DAS ILHAS PROMOVE AÇÃO SOCIAL
por Diácono Vilson Reis Em sintonia com o tema da IX Jornada Mundial dos Pobres, a ser celebrada no 33° Domingo do tempo comum, em novembro de 2025, cujo tema é “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5), a Pastoral das Ilhas, da Arquidiocese de Belém, em...
JUBILEU DOS JOVENS, PROMOVIDO PELA COMISSÃO PARA A JUVENTUDE DA CNBB, ACONTECE EM APARECIDA DE 3 A 6 DE SETEMBRO
por Jovens Conectados O Maior Santuário Mariano do Brasil, em Aparecida (SP), será entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025, o principal destino da juventude brasileira. O Jubileu dos Jovens, promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude CNBB, integra as...