Em pouco mais de dois anos de serviço pastoral, contando com acompanhamento de dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém, junto a diversos sacerdotes e o pleno apoio do arcebispo dom Alberto Taveira, surgiram novas comunidades católicas no no bairro Canaã, periferia de Marituba (PA), enriquecendo a vida Pastoral da Arquidiocese de Belém. A área pastoral é atualmente composta por oito Comunidades: comunidade São Francisco, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mãe Rainha, Nossa Senhora Auxiliadora, São Judas Tadeu, Nossa Senhora das Graças, Comunidade São Vicente e neste último final de semana surgiu oficialmente a Comunidade Santo Antônio de Lisboa.
A nova capelinha de madeira foi abençoada pelo bispo auxiliar, onde presidiu pela primeira vez no espaço. As celebrações anteriormente estavam sendo realizadas na casa dos moradores ou debaixo de árvores.
A capela, que ainda tem “cara de barraco”, foi construída pela própria comunidade em forma de mutirão; todo material investido foi doado, sobretudo a madeira presenteada por uma senhora da Comunidade. Os trabalhos de melhoria da construção deverão continuar, pois a Capela ainda não tem paredes, Sacristia e nenhum outro espaço para reuniões, catequese e e outros eventos.
No último domingo, dia 6 de julho a festa de Santo Antônio foi comemorada com uma procissão seguida da celebração eucarística. Apesar da chuva e da lama, o povo não se intimidou e deu exemplo de fé, e as demais comunidades confirmaram a presença como gesto de comunhão e solidariedade.
O clima em geral na área missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é de muito otimismo, e as comunidades agradecem as pessoas solidárias que concretamente estão ajudando na edificação de novas comunidades e organização de estruturas para evangelização. “As carências são grandes, mas, se formos mais solidários, toda dificuldade é superada com serenidade”, disse dom Antônio.
“Mas isso não basta. Nós precisamos, sobretudo, formar comunidades, capacitar pessoas, evangelizá-las, proporcionando-lhes um profundo encontro com Jesus Cristo, para que possam compreender as riquezas do evangelho e estarem profundamente comprometidas com a promoção do Reino de Deus. A Igreja deve estar continuamente em estado permanente de saída missionária, só assim ela cresce e se fortalece!”, concluiu o bispo.
Confira, abaixo, alguns vídeos da celebração e de fieis da comunidade, fornecidos por dom Antônio.