Foto de capa: Leonardo Monteiro
“Que saiamos deste Círio comprometidos em ajudar o mundo a vencer os pecados, a não nos acostumamos com a maldade”, frisou Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, em homilia na missa de encerramento do Círio 2020, realizada na última segunda-feira (26).
Logo no início da manhã de segunda-feira, por volta das 6h30, devotos que estavam na Basílica Santuário e os que acompanhavam de suas residências puderam participar de um dos últimos momentos do Círio, a subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória. Na cerimônia, a Diretoria da Festa de Nazaré, Arcebispo de Belém, Bispo Auxiliar e demais sacerdotes estiveram presentes, sendo Dom Alberto a pessoa que auxiliava na passagem das peças pertencentes à Imagem Original, de 28 cm de altura, encontrada por Plácido. Ao término da cerimônia, deu início a missa de encerramento da festividade de Nossa Senhora de Nazaré, Círio 2020. Reveja Aqui
A Imagem fica no Glória, sobre o Altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. Traz no braço esquerdo um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.
No dia anterior, domingo (25), encerrou-se, na Basílica, a Quinzena do Círio, que durante todas as quinze noites, celebrou a festividade com Arcebispos e Bispos convidados de várias partes do país. E culminou no décimo quinto dia após a Santa Missa, o anúncio, feito pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa, à Igreja de Belém, acerca do tema do Círio 2021: “O Evangelho da família na casa de Maria”.
Em rápida reflexão, Dom Alberto, explica o significado do tema escolhido, “O Evangelho foi o primeiro vivido na casa de Nazaré. Porque o Evangelho é Jesus, Verbo de Deus feito carne, e ali estava Maria, totalmente revestida da Palavra. E José, homem justo e bom”. E reforça, “descubramos que a família é, também, é uma Boa-Nova, pronunciada por Deus a respeito da nossa vida , a Boa-Nova que se realiza na família.”. O tema que aborda a família, é, também, uma celebração em 2021, dos 40 anos do documento do Papa São João Paulo II, chamado“Familiaris Consortio”.
Após a celebração foi realizada, também, uma homenagem especial com as crianças do Coral Vale Música, que interpretaram canções que marcam a história da festa de Nazaré: Círio Outra Vez, Vós Sois o Lírio Mimoso, Nossa Senhora da Berlinda e Ave Maria. Reveja Aqui.
Nesta mesma noite, a última apresentação no Círio Musical Live ficou por conta da banda Rosa de Saron, no evento fãs de diversas partes do país acompanharam através da transmissão da Rede Nazaré de Televisão, Facebook/FNCBelem e Youtube da Fundação Nazaré. Na live de encerramento, músicos da banda interpretaram grandes sucessos e emocionaram os devotos com uma versão especial da canção Vós Sois o Lírio Mimoso e Círio Outra Vez. Reveja Aqui.
Após o Círio Musical Live, fiéis puderam apreciar do lado externo na fachada da Basílica a projeção do “Vídeo Mapping”, contando a história do Círio. Ao término do espetáculo de imagens, houve a tradicional queima de fogos, durando aproximadamente 23 minutos. Reveja Aqui.
Continue acompanhando o Portal da Fundação Nazaré, no decorrer do ano estaremos divulgando todas as informações da Festa da Rainha da Amazônia, Círio 2021!