por Vatican News

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) prepara-se para viver um momento decisivo de sua história e missão. Entre os dias 17 e 19 de julho de 2026, será realizada em São Paulo (SP) a XXVIII Assembleia Geral Ordinária Eletiva. O encontro acolherá representantes de grande parte dos 57 Institutos Seculares com presença no Brasil, reunidos para definir os rumos da Conferência e eleger a nova presidência.

Norteada pelo tema “CNISB em caminhada sinodal com a Igreja, peregrinos e peregrinas de esperança!”, a Assembleia marca a conclusão de um quadriênio profundamente inspirado pelo lema “Avançar para águas mais profundas” (cf. Lc 5,4). Este imperativo evangélico guiou a caminhada dos últimos quatro anos e continuará a ecoar durante o encontro como convite a prosseguir em um caminho sinodal que abra novos horizontes à vida consagrada secular.

Vocação nascida no Batismo e fermento no mundo

A Assembleia constitui um tempo favorável para avaliar a caminhada dos Institutos Seculares através da escuta atenta da Palavra e da renovação do compromisso com a Igreja e com a sociedade. É fundamental recordar que a vocação do consagrado e consagrada secular nasce nas águas do Batismo e abraça o mundo — as realidades temporais — como o lugar teológico de sua missão.

Não se trata apenas de novas formas de evangelizar, mas de viver plenamente a vocação nos ambientes profissionais, sociais, culturais, econômicos e políticos. Conforme aponta a Exortação Apostólica Vita Consecrata, os membros dos Institutos Seculares procuram “transfigurar o mundo a partir de dentro com a força das bem-aventuranças“, sendo sal, luz e fermento de sabedoria e testemunhas da graça no contexto das estruturas temporais.

Recordando a carta do Papa Francisco pelos 75 anos da Constituição Apostólica Provida Mater Ecclesia, a Assembleia reafirmará a identidade descrita pelo Pontífice: «Vós sois como antenas prontas a colher os germes de novidade suscitados pelo Espírito Santo, e podeis ajudar a comunidade eclesial a assumir este olhar de bem e encontrar caminhos novos e corajosos para alcançar todos»

Formação, Conjuntura e Desafios

A programação da Assembleia prevê momentos de formação e reflexão para qualificar esta presença no mundo. Estão confirmadas palestras sobre a Conjuntura Social e Eclesial Brasileira, bem como aprofundamentos sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Haverá também um foco específico na própria identidade, com o tema: “Caminhada sinodal nos Institutos Seculares: escutar, discernir e caminhar juntos”.

O Caminho Regional e os Desafios

A Assembleia Nacional é o cume de um processo vivido intensamente durante o primeiro semestre de 2026, através das Assembleias Regionais. Segundo a atual presidente da CNISB, Moema Rodrigues Muricy, este período prévio será marcado pela escuta, discernimento e fortalecimento dos vínculos fraternos, onde se avalia a caminhada e se projetam os passos futuros a partir dos próprios Institutos e de sua articulação nos Regionais.

Trazendo os ecos dessas realidades, a Assembleia iniciará também uma importante reflexão sobre desafios como a necessidade de uma formação sólida sobre a identidade, vocação e missão da consagração secular e a urgência de maior visibilidade, articulação, presença, diálogo e iniciativas corajosas de presença no mundo.

Horizonte Jubilar

Em sintonia com a mensagem do Dicastério para a Vida Consagrada por ocasião do 30º Dia Mundial da Vida Consagrada, que destaca a “Profecia da Presença“, a Assembleia também lançará um olhar para o futuro próximo. A Assembleia de São Paulo servirá como pontapé inicial para dois grandes marcos celebrativos em 2027:

·         Os 80 anos da Constituição Apostólica Provida Mater Ecclesia (de Pio XII), documento que reconheceu juridicamente esta forma de vida.

·         Os 55 anos da CNISB, celebrando mais de meio século de serviço, animação e representação dos Institutos Seculares no Brasil junto à CNBB e outros organismos do Povo de Deus.

O que são os Institutos Seculares?

Vós sois sal da terra… Vós sois a luz do mundo.” (Mt 5, 13-14)

Os Institutos Seculares são uma forma de Vida Consagrada reconhecida pela Igreja, cujos membros buscam viver a consagração a Deus através da profissão dos conselhos evangélicos (castidade, pobreza e obediência) vivendo nas condições ordinárias do mundo, sem a obrigação da vida comunitária e mantendo suas profissões, residências e contexto social.

Missão: Serem fermento de sabedoria e testemunhas da graça, infundindo na sociedade — na política, na economia, na cultura e no cotidiano — as energias novas do Reino para, com a força das bem-aventuranças, transfigurar o mundo a partir de dentro.

No Brasil: A CNISB identifica atualmente 57 Institutos Seculares (masculinos e femininos) com presença no país, atuando nas mais diversas realidades geográficas e sociais.

…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/