O trabalho funciona também em rede com algumas instituições, como CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

A Ação Social Gente Nova de inciativa das Irmãs Teresitas, presente na Diocese de Bragança há 26 anos, atende o público adolescentes-meninas em situação de vulnerabilidade e risco social. Este atendimento acontece na cidade de São Miguel do Guamá-PA, na rua Pe. Vitório, 375, bairro Perpétuo Socorro. As meninas são oriundas dos bairros adjacentes do espaço de atendimento, em situação de risco e vulnerabilidade social. O serviço tem por objetivo a prevenção do abuso e da exploração sexual infantojuvenil, e por suas estratégias, garante a defesas dos direitos sociais, visando a educação para a cidadania e a diminuição das condições de vulnerabilidade social das adolescentes e suas famílias.

Durante o ano de 2022, a Ação Social Gente Nova realizou diversas oficinas, entre elas:  músicas, teatros, práticas esportivas, artesanatos, danças, práticas de leituras e rodas de conversas. Mobilizou a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Este tema é presente em todas as atividades realizadas com as meninas/adolescentes e a abordagem acontece de forma espontânea, com maior foco no mês de maio. Durante o mês de maio, a Ação Social Gente Nova proporcionou o trabalho de sensibilização e conscientização das adolescentes através da prevenção contra o abuso e exploração sexual e conscientização também dos seus responsáveis através de reuniões e palestras. No dia 18 de maio, dia da Campanha – “Faça Bonito!”, aconteceu uma grande caminhada pelas ruas da cidade de São Miguel do Guamá, houve parcerias com as famílias, escolas, secretarias municipais, conselho tutelar, ministério público, poder legislativo e executivo, paróquia Cristo Crucificado e demais pessoas comprometidas com a causa. O objetivo durante o ano inteiro, é promover ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de promoção dos seus direitos sociais através do protagonismo juvenil. Busca oferecer para as adolescentes e suas famílias uma qualificada formação humana, inserindo-as ativamente na transformação da sociedade.

Para a realização das atividades a Ação Social Gente Nova realiza o trabalho de “construir redes” com as Instituições CRAS, CREAS e Conselho Tutelar. Recebem o apoio nas formações da equipe técnica do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Como parceiros, conta com o apoio da Diocese de Bragança do Pará, voluntários e benfeitores.

Todos somos chamados a cuidar e defender os mais vulneráveis! Contribua para que a Ação Social Gente Nova cresça e transforme outras e muitas vidas. Seja um Benfeitor! Entre em contato com as Irmãs Teresitas no telefone: (91) 9 9255-9329 e fale com a Ir. Sônia do Socorro Leal Bueno – Coordenadora da Ação Social Gente Nova.

Oficina de dança/ Foto: Ação Social Gente Nova

Oficina esportiva/ Foto: Ação Social Gente Nova

 

 

Reunião e formação com os pais e responsáveis/ Foto: Ação Social Gente Nova

Formação – Prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes/ Foto: Ação Social Gente Nova

Caminhada – Campanha Faça Bonito/ Foto: Ação Social Gente Nova

Festa Junina/ Foto: Ação Social Gente Nova

Roda de conversa/ Foto: Ação Social Gente Nova

Oficina Esportiva 2/ Foto: Ação Social Gente Nova

Teatro/ Foto:  Ação Social Gente Nova

Texto e imagens:  Ação Social Gente Nova