ALEGRIA E FÉ MARCAM A VISITA DA IMAGEM DA PADROEIRA DE ÓBIDOS EM SANTARÉM

por Aritana Aguiar/ PASCOM Arquidiocese de Santarém

A Igreja Particular de Santarém teve a alegria de receber a visita da imagem da Senhora Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos, de 26 de abril a 1º de maio. A visitação faz parte dos preparativos dos festejos que acontecem no mês de julho naquela diocese. Durante esses seis dias, os fiéis puderam agradecer e manifestar sua fé e devoção à avó de Jesus Cristo, com muita alegria e unidade.

A primeira visita ocorreu na Igreja N. Sra. das Graças, bairro Santa Clara, no dia 26, e a última no dia 1º de maio, quarta-feira, no Seminário Arquidiocesano São Pio X, onde também há seminaristas da Diocese de Óbidos. Nesse período, várias residências e comunidades tiveram a oportunidade de receber a visita da imagem peregrina. Ela passou pela Catedral Metropolitana de Santarém, Igreja São Raimundo Nonato (bairro Aldeia), Igreja de Sant’Ana (bairro Sant’Ana), Igreja São Francisco de Assis (bairro Caranazal), Igreja Santo Antônio (bairro Laguinho), Igreja de São José Operário (bairro São José Operário) e Igreja N. Sra. Aparecida (bairro Aparecida). No domingo, dia 28, a imagem da mãe de Nossa Senhora esteve na Igreja São Sebastião para receber as novas cursilhistas do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Arquidiocese de Santarém.

Segundo a coordenadora da equipe da visita em Santarém, Jandyra Bentes, esse período de visitação foi de muita gratidão: “Momentos de encontro, de reflexão, de unir pessoas. Assim nós fizemos, caminhando não só nas residências, mas caminhamos nas comunidades onde estes obidenses estão atuando no município de Santarém. A cada encontro, a cada momento, aquela vibração, aquele entusiasmo, aquela presença viva que Senhora Sant’Ana traz na história carregando Maria em seus braços. Toda a história do Cristianismo ali presente, e a gente podendo ter a oportunidade de refletir, de fazer a oração em família. Foi muito gratificante”.

Jandyra ainda relatou o sentimento de chegada em cada local visitado: “Seja nas residências, nas comunidades, nas igrejas, o acolhimento era mais que especial. Aquela vibração que Senhora Sant’Ana trazia naquela imagem, todo aquele momento que os obidenses trazem no coração, que é muito forte a presença de Sant’Ana no povo obidense”.

Para a coordenação, encerrar esta visita no dia de São José Operário, esposo de Maria, foi algo singular. “Foi providência divina, pois Sant’Ana é a genitora da mãe de Jesus. E nós podemos dizer que não podia ser um dia mais do que especial, considerando o início do mês de maio, o mês mariano, onde as devoções à Nossa Senhora são mais intensificadas. Então podemos dizer que foi mais do que especial”, finalizou Jandyra.

A imagem de Sant’Ana continua sua peregrinação até o mês de julho. De Santarém, ela segue para Macapá, depois para Belém, também visita Manaus e retorna para Óbidos. As Festividades de Sant’Ana acontecem de 14 a 26 de julho.

 

Notícias

INSCRIÇÕES PARA PROJETOS FNS ENCERRAM-SE NO PRÓXIMO DIA 30 DE JUNHO

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação CNBB Norte 2 O prazo para que paróquias, movimentos e entidades sociais inscrevam projetos no 2º edital do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) de 2026 encerra-se no próximo dia 30 de junho. Inspirado na Campanha da...

PAPA LEÃO XIV VISITA ‘COLÔNIA DE FÉRIAS NO VATICANO’

por Vívian Marler / Assessora Comunicação CNBB Regional Norte 2 Enquanto o mundo se move em cliques e algoritmos, o Vaticano transformou-se, nesta segunda-feira (22), em um laboratório de humanidade. O Papa Leão XIV encontrou-se com os participantes da "Colônia de...

ARQUIDIOCESE DE BELÉM REALIZA A ‘X JORNADA MUNDIAL DOS POBRES’

por ASCOM / Arquidiocese de Belém A Arquidiocese de Belém realiza neste sábado, 20 de junho, a X Jornada Mundial dos Pobres, com programação especial na Paróquia Santa Maria de Belém, no bairro da Terra Firme. A iniciativa reunirá ações de assistência social, promoção...