por Irmã Rejiane da Mata
A Arquidiocese de Belém realizou, no sábado passado (22), na Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia (Ananindeua-PA), a sua ‘2ª Ação Social em preparação ao ‘IX Jornada Mundial dos Pobres Arquidiocesana’, organizada pela Cáritas e as Pastorais Sociais de Belém, com o objetivo de realizar junto aos pobres um momento de acolhimento, oração, e oferta de serviços sociais, em parceria com órgãos públicos e com voluntários.
Foi um momento de unidade e comunhão, que iniciou com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém, Dom Júlio Akamine, e contou com a tradução em libras, por meio da Pastoral do Surdo.
Após a celebração os pobres foram atendidos com serviços de saúde como clínica médica, vacinas, massoterapia, verificação de glicemia e pressão arterial,assim como também oferecu dicas de orientações alimentares, ministradas pela pastoral da criança. O evento contou ainda com a participaçao de órgãos públicos e do governo que ofereceram assessoria jurídica, emissão de RG, serviço de corte de cabelo, animação com as crianças, finalizando o evento com um atendimento a cerca de 1.800pessoas.
“A participação da Pastoral do Surdo Arquidiocesana na Jornada Mundial dos Pobres 2025 é muito importante para a comunidade surda, uma vez que a pessoa surda tem participação restrita nos eventos sociais por carência na comunicação. Participar como Pastoral do Surdo contribuiu para promover a inclusão da comunidade surda nas atividades religiosas e sociais; atuar na celebração com acesso em Libras, para a pessoa surda; garantir que a mensagem chegue à comunidade surda; incentivar a conscientização da inclusão e o respeito a pessoa surda. Foi muito gratificante a participação de todos. Oferecer acolhimento e escuta para os surdos, garantindo que suas vozes fossem ouvidas e suas necessidades atendidas; promover cultura e identidade surda respeitando à diversidade; difusão do compromisso com a Igreja, inclusão e justiça social; garantir que o Evangelho chegue a todos, independentemente de suas habilidades e condições. Esta primeira participação da pessoa surda, é um fator que possibilitou uma convivência respeitosa e digna entre pessoa surda, pessoa ouvinte e Intérprete de Libras. Momento importante para todos neste contexto diferenciado que promoveu muito aprendizado”, disse Denise de Souza, secretária da Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Belém.
Segundo Papa Leão XIV, em sua Carta para o ‘9º Dia Mundial dos Pobres 2025’, publicada pelo vaticano no dia 13 de junho “…os pobres não são um passatempo para a Igreja, mas sim os irmãos e irmãs mais amados, porque cada um deles, com a sua existência e também com as palavras e a sabedoria que trazem consigo, levam-nos a tocar com as mãos a verdade do Evangelho”. O ‘9º Dia Mundial dos Pobres 2025’, que ocorreá no dia 16 de novembro.