O Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Norte 2 participou de 06 a 10 de março em Brasília (DF) da Assembleia Sinodal do Cone Sul. A atividade que contou com mais de 200 representantes da Igreja Católica da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil, faz parte da série de quatro encontros promovidos pelo Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (CELAM), em parceria com as Conferências Episcopais dos países sede, para aprofundar o documento para a Etapa Continental, que retoma os apontamentos feitos durante a fase diocesana do sínodo.

 

Para Miguel Soares, coordenador regional do CNLB Norte 2, foi “uma grande responsabilidade, principalmente na metodologia do encontro em falar das nossas alegrias e esperanças, sendo voz de cada cristão leigo e cristã leiga do Estado do Pará e do Amapá”. Os representantes dos países (bispos, presbíteros, religiosas, religiosos e agentes de pastoral) seguiram a metodologia da “Conversa Espiritual”, um instrumento para o discernimento comunitário, baseado na escuta ativa e receptiva com foco na partilha do que toca mais profundamente aos participantes.

 

A Assembleia Regional do Cone Sul, quarto encontro da Etapa Continental do Sínodo 2021-2024 na América Latina, foi uma verdadeira experiência sinodal para os participantes. A possibilidade de escutar as diferentes contribuições trazidas para Brasília, a partir dos cinco países representados, e a proposta de escutar o Espírito Santo ganham destaque nas partilhas. “Vamos transformar nossa fraqueza em força para servir o Cristo Ressuscitado, pelo testemunho do Evangelho, sempre em comunhão fraterna”, comenta Miguel Soares.

 

Com informações do site da CNBB Nacional