por Ascom / Arquidiocese de Santarém

A Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Santarém realiza de 07 a 15 de setembro a Semana Arquidiocesana do Dízimo, refletindo o tema “Compromisso cristão e partilha fraterna” e o lema “Que o amor fraterno vos una uns aos outros”. A missa de abertura ocorre neste sábado (07), às 19h30, na Igreja Santo Antônio, bairro Laguinho. A celebração será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação.

Durante a Semana do Dízimo, cada comunidade realiza sua programação com missas, visitas, encontros com os dizimistas, dentre outros.

Dom Irineu Roman, em sua mensagem para a Semana do Dízimo 2024, que está disponível no fôlder preparado pela coordenação, afirma que: “Olhando a Sagrada Escritura, o dízimo correspondia à décima parte do rendimento que era devolvido a Deus no templo. Na Bíblia, devolver o dízimo era uma forma de agradecer a Deus, cobrir as despesas, sustentar os que atuavam na casa do Senhor e socorrer os pobres. Hoje, a lgreja não exige a décima parte, no entanto, ela fundamenta-se na carta 2 Cor 9,7: ‘Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria’”.

O arcebispo de Santarém ressaltou ainda que: “Aqui cabe lembrar que, atualmente, a Igreja tem muita clareza quanto à aplicação do Dízimo: são quatro as dimensões: ‘Religiosa, Eclesial, Missionária e Caritativa’. Portanto, sejamos bons e assíduos dizimistas, e assim estaremos colaborando e nos comprometendo, como bons cristãos, na dinamização da Evangelização, nas obras de Deus e na partilha fraterna”.

Clique AQUI e confira o fôlder sobre a Semana Arquidiocesana do Dízimo, preparada pela Equipe Arquidiocesana do Dízimo.