Foi com o trecho desta frase emblemática que Dom Odelir José Magri CCSJ saudou os presentes na abertura da 37° assembleia geral do Conselho Missionário Nacional (COMINA), na noite da ultima quinta feira dia 11 de agosto. Dom Odelir José preside a Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e ao acolher os representantes das diversas expressões e organismos missionários da Igreja do Brasil, este ressaltou a força presente na simplicidade dos pequenos gestos.
Em sua homilia durante a missa de abertura da assembleia, Dom Odelir fez memória à sua experiência missionária no continente africano para aquecer os corações dos missionários e missionárias presentes com o ardor da missão. “(…) é preciso amar este povo, do jeito que eles são, para que haja sentido da minha presença no meio deles…” destacou em relato sobre os seus cinco anos de serviço missionário doado no Congo.
A assembleia geral do COMINA ocorre de forma presencial pela primeira vez neste “pós vacina”, atual contexto de pandemia. “É uma alegria poder estarmos juntos novamente”, ressaltou Padre Daniel Rocchetti ao recordar o processo de vivencia e desenvolvimento da ação missionária em formato virtual. Padre Daniel coordena a atual equipe executiva do COMINA e está a frente das atividades que serão desenvolvidas por todos durante esta assembleia.
Como Ressaltou Padre Daniel, “está é uma assembleia jubilar de articulação, mas é sobre tudo, uma assembleia celebrativa”, uma oportunidade para estreitar os laços de amizades que nos ajudam a cainhar e enfrentar os desafios da ação missionária em cada contexto particular. É com esta força animadora, que nos próximos dias serão observados e debatidos temas relativos à ação missionária da Igreja do Brasil, observando as necessidades de cada Regional.
“(…) é preciso viver o presente com paixão missionária, e olhar para o futuro com esperança!” expressou Dom Odelir José, com vigor em sua fala de abertura desta assembleia. Desejosos de colaborar de forma positiva com o processo de construção deste trajeto, é que as missionárias e missionários aqui presentes colocam-se a disposição para serem protagonistas e coautores do reino de Deus, através da animação, ação e cooperação missionária.
Texto e imagens: Renan Rosário