A primeira Reunião Reservada dos bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocorreu nos últimos dias 23 e 24 de fevereiro, em encontro virtual. Bispos de todas as 14 circunscrições eclesiásticas do Regional estiveram presentes e também contaram com a participação do novo Núncio Apostólico dom Giambattista Diquattro.
Estiveram presentes: Dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2, Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém e vice-presidente da CNBB Norte 2, Dom Antônio de Assis, bispo auxiliar de Belém e secretário da CNBB Norte 2, Dom Irineu Roman, arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Pedro Conti, bispo de Macapá, Dom Teodoro Mendes, bispo de Ponta de Pedras, Dom Evaristo Spengler, bispo prelado do Marajó, Dom José Luís Azcona, bispo prelado emérito do Marajó, Dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal, Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá, Dom José Altevir, bispo de Cametá, Dom João Muniz, bispo do Xingu, Dom Jesús María Mauleón, bispo prelado do Alto Xingu, Dom Wilmar Santin, bispo prelado de Itaituba, Dom Luis Ferrando, bispo emérito de Bragança e Dom José Maria Chaves, bispo de Abaetetuba.
Dom Antônio de Assis Ribeiro deu mais informações sobre a reunião. De acordo com ele, “foi uma experiência muito enriquecedora e fator de renovação da comunhão e da solidariedade episcopal“. Ele também recorda que, neste tempos de pandemia da COVID-19, todas as dioceses sofreram impacto em diversas dimensões, “mas, ao mesmo tempo, apesar das dificuldades, o serviço pastoral não parou e tomou novos rumos com um renovado dinamismo auxiliado pela transmissão com modalidade remota”.
Também foi refletido sobre um projeto de atuação missionária do Regional na Prelazia do Alto Xingu, com sede em Tucumã (sul do Pará). Esta é a mais recente prelazia no Regional, ainda sem infraestrutura adequada para sua autossusentabilidade pastoral e, por isso, precisa do auxílio de outras dioceses para reforçar o processo de evangelização no seu território.
A formação sacerdotal no Regional Norte 2 também foi assunto da reunião. Cada seminário deverá providenciar a formação complementar em relação ao conteúdo acadêmico oferecido pela Faculdade Católica de Belém. A preocupação com temas de formação humana, afetividade e sexualidade, completamento pessoal, relacionamento interpessoal, acompanhamento pastoral e consciência eclesial, dentre outros, deverá ser cuidado no seminário de cada Diocese. Dom Antônio também pontuou que foi renovada a formação acadêmica promovido pela faculdade Católica de Belém, para se tornar ainda mais inserida à realidade amazônica, em sintonia com as exigências da eclesialidade atual e que contribua para formação de sacerdotes pastores do povo de Deus.
Dentre os mais diversos assuntos, Dom Antônio disse, ainda, que o principal item da pauta foi a experiência da partilha sobre a vida pessoal e questões relacionadas ao serviço pastoral em cada diocese.