Os dias  21 e 22 de janeiro são marcados pela alegria em nosso Regional Norte 2. Isto porque nestes dias temos a oportunidade de louvarmos a Deus pelo dom da vida dos Bispos: Dom Capistrano Francisco Heim (prelado emérito de Itaituba) e Dom Luís Ferrando (emérito de Bragança do Pará).

Dom Capistrano – Nascido em 21 de janeiro de 1934, em Catskill (Nova York), fez os votos na Ordem dos Frades Menores (OFM) em 21 de janeiro de 1963. Estudou Filosofia na St. Bonaventure University, Nova York / USA. Seus estudos teológicos foram feitos no Holy Name College, Washington, DC / USA e no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, RJ.  Foi ordenado sacerdote dia 22 de agosto de 1965. Fez especializações em Liturgia no Instituto Nacional de Pastoral Litúrgica e Fundamentos Bíblicos no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém.

Como sacerdote, dirigiu paróquias e movimentos em Anapólis, Catalão e Quirinópolis. Foi nomeado bispo da Prelazia de Itaituba pelo Papa João Paulo II no dia 6 de julho de 1988. Sua ordenação episcopal aconteceu dia 17 de setembro de 1988. Tomou posse como primeiro bispo da Prelazia de Itaituba no dia 2 de outubro de 1988. Sua renúncia por idade foi aceita pelo Papa Bento XVI em 8 de dezembro de 2010.

 

Dom Luís – Filho de Probo Ferrando e Lea Ferrari, nasceu em 22 de janeiro de 1941, em Agazzano, região de Piacenza, na Itália. O bispo auxiliar de San Miniato, Dom Paolo Ghizzoni, foi quem o ordenou presbítero no dia 1º de maio de 1965. Em 10 de abril de 1996 foi nomeado Bispo de Bragança do Pará. Para esta missão, foi consagrado bispo no dia 05 de maio de 1996, na Itália, pelo Cardeal Ersilio Tonini. Escolheu como lema episcopal as palavras de Maria ao receber o anúncio de que seria Mãe de Jesus Cristo, “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.

Renunciou por limite de idade no dia 17 de agosto de 2016. Atualmente, Dom Luís Ferrando auxilia na direção espiritual dos Seminaristas em Belém-PA.

Felicitações – Os Bispos, funcionários e colaboradores do Regional Norte 2 da CNBB, felicitam os dois Bispos por essas datas tão especiais, agradecendo e louvando a Deus pela vida de cada um, doada em favor de nossa Igreja na Amazônia.