Acontece desde a última quinta-feira, 18, na sede da CNBB Norte 2, em Belém, o Encontro de Planejamento da Cáritas Regional para o ano de 2018. Trata-se do fórum regional, reunião de várias lideranças que atuam na Cáritas em diversos municípios, dioceses e prelazias do Pará e Amapá. Nestes dias, estes participantes estão sendo norteados pela temática: “Cultura do bem viver, pastoralidade e transformação social na Amazônia”.

A abertura contou com a presença do Pe. Paulo Joanil, assessor da CPT Norte 2, falando acerca do tema da Campanha da Fraternidade 2018. Em seguida houve palestra com o Drº Johny Giffoni, defensor público do estado do Pará, sobre a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata dos direitos de povos e comunidades tradicionais. Houve ainda a participação da Srª Vanusa Cardoso, liderança do território quilombola do Abacatal, em Ananindeua-PA. Vanusa trouxe aos participantes algumas experiências do protocolo de consulta livre e informada da Convenção 169 da OIT.

A programação contou também com apresentações dos trabalhos desempenhados pelas Cáritas nas dioceses e prelazias, sociliazações das experiências de intercâmbio de membros representantes da Cáritas Regional que participaram de eventos promovidos pela Cáritas Internacional e também momentos de mística e espiritualidade.