A agenda de quinta-feira, 30 de junho, começou com a visita ao Dicastério para a Cultura e a Educação Católica, que teve como relator Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. Na ocasião, ele apresentou a importante presença da Igreja no mundo da educação, afirmou a inseparabilidade entre evangelização e educação, bem como falou da histórica presença dos religiosos na educação católica.
A segunda visita dos bispos foi no Dicastério para o Clero, onde o Dom José Maria Chaves, foi o bispo relator da situação do clero no Regionais Norte 2 e 3. No momento, ele ressaltou, ‘’que apesar de grandes desafios provenientes da missão, sendo um deles o cansaço por causa do insuficiente número de sacerdotes, a promoção do clero autóctone está sendo assumida por todas as Dioceses e Prelazias’’
A terceira visita foi no Dicastério para a comunicação teve como relator Dom Wellington Queiroz, bispo de Cristalândia. Ele apresentou em seu relatório a íntima relação que existe entre evangelização e comunicação, depois mencionou a forte presença da Igreja nos tradicionais meios de comunicação como rádio e televisão; também apresentou o desafio do uso das redes sociais a serviço da evangelização; cada vez mais tem crescido e fortalecido a Pastoral da Comunicação nas Prelazias e Dioceses entre os dois regionais.
A quarta visita a última da agenda foram no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, dessa vez o foco foi a liturgia. O relator foi Dom Dominique You, Bispo da Prelazia de Conceição do Araguaia. Dentre tantos assuntos abordados, disse que alguns grupos tradicionalistas geram conflitos com a mentalidade litúrgica do Vaticano II e, recordando a exortação apostólica Querida Amazônia falou da importância da implementação de um rito amazônico. Especial importância foi dada a comentários sobre a Constituição Apostólica “Desidério Desideravi” sobre a formação litúrgica do povo de Deus. Os bispos dos Regionais Norte 2 e Norte 3 da CNBB, concluíram a jornada das visitas com a missa na Basílica São Paulo Fora dos Muros.
Veja as imagens: