CNBB LANÇA EDITAL DO CONCURSO PARA A LETRA E A MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

por CNBB

No dia em que a Igreja celebra a festa da Anunciação do Senhor, 8 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Secretaria Executiva de Campanhas e do Setor Música da Comissão Episcopal para a Liturgia lança o edital do concurso para a letra e a música do hino da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).

O edital informa que todos os que desejarem concorrer deverão participar de uma formação prévia, on-line, específica para este concurso, nos dias 22 e 26 de abril e 23 de maio, a partir das 20h. Nesta formação, os assessores da CF e da Música Litúrgica, com as suas equipes, apresentarão informações sobre a CF em geral e as diretrizes para composição da letra e da música do hino.

Somente poderão propor composições de letra e de música os compositores que participarem desta formação. “Quem quiser participar somente com a letra, ou somente com a música, ou de ambas as formas, deverá participar igualmente”.

As demais informações para o concurso, inclusive sobre a cessão de direitos autorais, serão fornecidas durante a formação. Para se inscrever na formação, clique no link https://app.ciaticket.com.br/e/COMPOLETRISTACF25.

Acesse o edital do concurso na íntegra

Tema e lema da CF 2025

O tema da CF 2025 “Fraternidade e Ecologia Integral” surgiu a partir de uma sugestão da Comissão Episcopal para a Mineração e a Ecologia Integral da CNBB, explica o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.

A justificativa para a escolha da temática se baseia na comemoração dos 10 anos da publicação, em 2025, da primeira Encíclica do Papa Francisco – “a Laudato Si“.

“Essa Encíclica foi a primeira a tratar especificamente da questão ecológica e nós celebramos também, em 2025, os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que é também um texto profundo. Totalmente ecológico”, explica o padre Jean Poul.

A proposta do tema foi então apresentada ao Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, e ao Conselho Permanente da CNBB, sendo aprovada em 2023 como temática da CF de 2025. Na ocasião, o lema escolhido foi “Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1, 31)”.

Padre Jean Poul explica, ainda, que nesse meio tempo o Papa Francisco publicou também a Exortação Apostólica Laudate Deum, no qual o pontífice louva a Deus por todas as criaturas e retoma alguns elementos da Laudato Si‘. Outra motivação para a realização da Campanha da Fraternidade de 2025 é que a COP30, a conferência internacional sobre o clima promovida pela Organização das Nações Unidas, a ONU, pela primeira vez vai ser realizada na Amazônia, em Belém, no Pará.

 

Notícias

A PREGRINAÇÃO DO DIVINO VERBO SANTO ARNALDO JANSSEN NA AMAZÔNIA 

  por Osvaldo Lucas da Silva Figueiredo / Ministro extraordinário da Palavra  da Paróquia Santo Antônio de Alenquer / Diocese de Óbidos Na noite desta quinta-feira (3/7), a Diocese de Óbidos, através da Igreja de São Cristóvão, em Alenquer (PA), acolheu a relíquia...

UM CHAMADO URGENTE POR JUSTIÇA CLIMÁTICA ECOA DO CORAÇÃO DO SUL GLOBAL

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional  Norte 2 da CNBB com informações do Vatican News No final desta manhã, 1º de julho, em um evento histórico na Sala de Imprensa da Santa Sé, líderes de igrejas de três continentes lançaram um chamado por justiça...

A HOMILIA DO PAPA LEÃO XIV: FÉ, COMUNHÃO E DIVERSIDADE

por Vivian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, ontem (29), em Roma, a Igreja celebrou a memória de dois pilares da fé cristã. Em uma cerimônia solene na Basílica de São Pedro, presidida pelo...

50 ANOS DA CPT SÃO COMEMORADOS NA ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM

por Marcelo Santos / Coordenador da Comissão Justiça e Paz - CJP de Santarém No coração da Amazônia, comunidades celebram o meio século da Comissão Pastoral da Terra e testemunham o compromisso da Igreja com a vida e a dignidade dos povos do campo. 50 anos de Fé,...