CNBB LANÇA EDITAL DO CONCURSO PARA A LETRA E A MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

por CNBB

No dia em que a Igreja celebra a festa da Anunciação do Senhor, 8 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Secretaria Executiva de Campanhas e do Setor Música da Comissão Episcopal para a Liturgia lança o edital do concurso para a letra e a música do hino da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).

O edital informa que todos os que desejarem concorrer deverão participar de uma formação prévia, on-line, específica para este concurso, nos dias 22 e 26 de abril e 23 de maio, a partir das 20h. Nesta formação, os assessores da CF e da Música Litúrgica, com as suas equipes, apresentarão informações sobre a CF em geral e as diretrizes para composição da letra e da música do hino.

Somente poderão propor composições de letra e de música os compositores que participarem desta formação. “Quem quiser participar somente com a letra, ou somente com a música, ou de ambas as formas, deverá participar igualmente”.

As demais informações para o concurso, inclusive sobre a cessão de direitos autorais, serão fornecidas durante a formação. Para se inscrever na formação, clique no link https://app.ciaticket.com.br/e/COMPOLETRISTACF25.

Acesse o edital do concurso na íntegra

Tema e lema da CF 2025

O tema da CF 2025 “Fraternidade e Ecologia Integral” surgiu a partir de uma sugestão da Comissão Episcopal para a Mineração e a Ecologia Integral da CNBB, explica o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.

A justificativa para a escolha da temática se baseia na comemoração dos 10 anos da publicação, em 2025, da primeira Encíclica do Papa Francisco – “a Laudato Si“.

“Essa Encíclica foi a primeira a tratar especificamente da questão ecológica e nós celebramos também, em 2025, os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que é também um texto profundo. Totalmente ecológico”, explica o padre Jean Poul.

A proposta do tema foi então apresentada ao Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, e ao Conselho Permanente da CNBB, sendo aprovada em 2023 como temática da CF de 2025. Na ocasião, o lema escolhido foi “Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1, 31)”.

Padre Jean Poul explica, ainda, que nesse meio tempo o Papa Francisco publicou também a Exortação Apostólica Laudate Deum, no qual o pontífice louva a Deus por todas as criaturas e retoma alguns elementos da Laudato Si‘. Outra motivação para a realização da Campanha da Fraternidade de 2025 é que a COP30, a conferência internacional sobre o clima promovida pela Organização das Nações Unidas, a ONU, pela primeira vez vai ser realizada na Amazônia, em Belém, no Pará.

 

Notícias

PASTORAL FAMILIAR DA DIOCESE DE ABAETETUBA REALIZA FORMAÇÃO

texto e fotos Pastoral Familiar / Diocese de Abaetetuba A Comissão Diocesana de Pastoral Familiar, realizou nos dias 23 e 24 de julho, na paróquia Santa Rosa de Lima - Abaetetuba, a formação dos subsídios dos setores de pré e pós-matrimonial para os agentes da...

FACBEL REALIZA CURSO PROFISSIONALIZANTE EM SECRETARIADO PAROQUIAL

Divulgação FACBEL Estão abertas as inscrições para o ‘Curso Profissionalizante em Secretariado Paroquial’ da Faculdade Católica de Belém. O objetivo do curso, de 240h/aulas, é o de atender a dimensão ‘Ensinar’ do plano pastoral que tem como meta ofertar formação...

DIOCESE DE BRAGANÇA REALIZOU O 14º ENCONTRO DIOCESANO DE LITURGIA

por Clementino Monteiro / Pascom Diocese de Bragança fotos Geane Miranda e Matheus Felipe/ Pascom Diocese de Bragança A Pastoral Litúrgica da Diocese de Bragança realizou o 14º Encontro Diocesano de Liturgia, focado na "Celebração Eucarística a partir da 3ª edição do...

A 17ª ROMARIA DA FLORESTA ACONTECE EM ANAPU ATÉ DOMINGO

por Comissão Pastoral da Terra Teve inicio ontem (18), a '17ª Romaria da Floresta' em Anapu (PA), sob o tema 'Educação e Meio Ambiente e o lema 'Educar para a vida é defender a Terra, floresta, as comunidades, a agricultura familiar e a escola comunitária com educação...

A NECESSÁRIA SENSIBILIDADE BIOÉTICA DA CATEQUESE

por Dom Antonio de Assis Ribeiro, SDB Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém Para quem está lidando ordinariamente com catequizandos (crianças, adolescentes e jovens) em suas diversas etapas da Iniciação à Vida Cristã, certamente está percebendo que, cada vez mais,...