CÂMARA MUNICIPAL DE ANANINDEUA INSTITUI A SEMANA DO LANÇAMENTO ANUAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

por Vívian Marler / Ascom Pascom Diocese CNBB N2

A Câmara Municipal de Ananindeua instituiu, no dia 29 de fevereiro de 2024, ‘A semana do lançamento anual da Campanha da Fraternidade no âmbito municipal’.

Inserido no calendário oficial de eventos do município de Ananindeua, a Semana do Lançamento da Campanha da Fraternidade será comemorada, anualmente, na primeira semana, após a Quarta-feira de Cinzas, e terá a participação de todos os órgãos e entidades da administração pública municipal que deverão realizar ações que divulguem a importância e incentivem a participação da sociedade na campanha da fraternidade.

A lei entrou em vigor na data de sua publicação [29/02/2024] e foi tramitada a partir do Gabinete do Vereador Antônio Ferreira Felix Junior.

A História da Origem da Campanha da Fraternidade que teve início em 1961

Todos os anos, a Igreja no Brasil mobiliza todas as comunidades e paróquias a viver, no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade. Esta campanha teve início em 1961, quando três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da CNBB, planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. À essa ação, eles batizaram de “Campanha da Fraternidade”. Na Quaresma de 1962 foi realizada pela primeira vez a Campanha da Fraternidade na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Devido ao bom êxito da experiência, no ano seguinte 16 dioceses do Nordeste também realizaram a campanha em suas comunidades. Esse projeto foi o embrião para a concepção do projeto da Campanha da Fraternidade que, mais tarde, seria assumida como uma ação da Igreja no Brasil como gesto concreto no período da Quaresma.

Clique no link e leia a matéria na íntegra https://www.cnbb.org.br/experiencia-piloto-que-deu-origem-a-campanha-da-fraternidade-teve-inicio-em-1961-em-natal-rn/#:~:text=Esta%20campanha%20teve%20in%C3%ADcio%20em,de%20%E2%80%9CCampanha%20da%20Fraternidade%E2%80%9D.

A importância da Campanha da Fraternidade
Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade-CF, tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

Notícias

A EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÔNIA É UM DESAFIO QUE ESTÁ SENDO SUPERADO

por  Vívian Marler / Comunicação CNBB Regional Norte 2foto CNBBA realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) são os temas principais da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que encerra...

DOM JAIME SPENGLER DÁ INÍCIO A SESSÃO DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB

por Vívian Marler/ Comunicação CNBB Regional Norte 2A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB) iniciou nesta manhã (10/04) em Aparecida (SP) com a Missa de Abertura no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo...

DIOCESE DE MARABÁ FORTALECE A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO COM FORMAÇÃO

por  Coordenação da Pascom Diocesana / Pascom Diocese de MarabáA Pastoral da Comunicação agora conta com uma coordenação diocesana em Marabá. Nos dias 06 e 07 de Abril ocorreu, na Chácara do Sagrado Coração de Jesus, a I Assembleia Diocesana da PASCOM, com a...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ENCONTRO REGIONAL DE LIDERANÇAS JUVENIS

por Vívian Marler / Comunicação CNBB N2Acontece de 26 a 28 de Abril no Cenóbio da Transformação na Diocese de Castanhal (PA) o ‘Encontro Regional de Lideranças Juvenis’ com o tema ‘Projeto ao seu Lado’ e lema “Eles se levantaram e voltaram para Jerusalém" (Lucas 24,...