CÁRITAS DIOCESANA UTILIZA BARCO SOM PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A CAMPANHA FAÇA BONITO

por PASCOM / Diocese de Abaetetuba

A equipe do ‘Projeto Içá da Paróquia das Ilhas’, da Cáritas da Diocese de Abaetetuba, realizou na semana passada, de 13 a 17, a ‘Campanha Faça Bonito’ que ao longo dos 41 rios da região, visitou 49 comunidades e 31 escolas conscientizando a população, através do voluntariado, a se engajarem na prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com uma estratégia de comunicação, a fim de alcançar o maior número de pessoas, a equipe  utilizou o ‘barco som’, onde os membros do projeto Içá junto com integrantes da rede de proteção e do Sistema de Garantia de Direitos,  a fim de sensibilizar sobre a necessidade da prevenção e, de criar políticas afirmativas de atenção e atendimentos especializados às vítimas de violência Sexual.

Esta iniciativa contou com a parceria e participação do Conselho Tutelar Rural, da promotora de justiça do Ministério Público do Pará, Dra. Adriana Passos Ferreira, do Conselho municipal dos direitos da criança e dos Adolescentes e do CRAS Quilombola, fortalecendo ainda mais a rede de proteção.

Para Ana Botelho, diretora executiva da Cáritas Dom Ângelo Frosi da Diocese de Abaetetuba, a ação foi muito importante porque envolveu o protagonismo dos ribeirinhos “muito importante navegar com a campanha [Faça Bonito], pelos rios, furos, baías e igarapés da amazônia no barco som, alcançando as comunidades em geral, para divulgar a campanha de mobilização com narrativas de membros da rede de proteção, com paradas nas escolas públicas da região, para dialogar com crianças, adolescentes e profissionais da educação e da saúde, sobre a necessidade de abordar a problemática da violência sexual e incentivar a notificação e a denúncia”, disse a diretora que continuou.

“outra relevância é o envolvimento e protagonismo de ribeirinhos e quilombolas adolescentes e crianças das ilhas de Abaetetuba, que integram o projeto Içá Ação e Proteção na Região, pois   mobilizam, passando nas salas de aulas, divulgando o material da campanha e convocando para a autoproteção e engajamento no enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, concluiu Ana Botelho.

É missão da Cáritas Brasileira defender todas as formas de vida, nos diversos territórios e incentivar todos os agentes cáritas para lutar por uma infância e adolescência, sem violência sexual. Construindo um futuro mais seguro e acolhedor para as crianças e adolescentes.

A luta contra o abuso e a exploração sexual pertence a todas as pessoas, que precisam continuar ecoando a mensagem de defesa e proteção, por uma infância e adolescência sem abuso e exploração sexual.

Notícias

A PREGRINAÇÃO DO DIVINO VERBO SANTO ARNALDO JANSSEN NA AMAZÔNIA 

  por Osvaldo Lucas da Silva Figueiredo / Ministro extraordinário da Palavra  da Paróquia Santo Antônio de Alenquer / Diocese de Óbidos Na noite desta quinta-feira (3/7), a Diocese de Óbidos, através da Igreja de São Cristóvão, em Alenquer (PA), acolheu a relíquia...

UM CHAMADO URGENTE POR JUSTIÇA CLIMÁTICA ECOA DO CORAÇÃO DO SUL GLOBAL

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional  Norte 2 da CNBB com informações do Vatican News No final desta manhã, 1º de julho, em um evento histórico na Sala de Imprensa da Santa Sé, líderes de igrejas de três continentes lançaram um chamado por justiça...

A HOMILIA DO PAPA LEÃO XIV: FÉ, COMUNHÃO E DIVERSIDADE

por Vivian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, ontem (29), em Roma, a Igreja celebrou a memória de dois pilares da fé cristã. Em uma cerimônia solene na Basílica de São Pedro, presidida pelo...