Com o tema “Pastoralidade e Transformação Social na Amazônia”, reuniram-se os representantes das Entidades Membros dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, no Encontro Inter Regional da Cáritas Norte, de 17 a 20 de agosto de 2017, no Centro de Formação do Laranjal na cidade de Abaetetuba-PA.
O objetivo do encontro foi o de realizar monitoramento, avaliação, sistematização das ações na Amazônia, além de ser este um espaço de formação, intercâmbio e integração da Rede Cáritas na Região Norte.
Ao longo de um período, a Cáritas vem buscando a transformação social, respeitando as diversidades, trabalhando a pastoralidade de seus membros e pensando estratégias para o fortalecimento das lutas locais, regionais e nacionais na perspectiva do Bem Viver.
Dentre os pontos discutidos no Encontro que somou 40 agentes de Cáritas, destacam-se o Marco Referencial da Cáritas e Espaços Auxiliares de Gestão, Oficina de Mística, Espiritualidade e Voluntariado na Rede Cáritas, Convivência com a Amazônia na Perspectiva do Bem Viver.
Ao final do Encontro houve a apresentação em painel da representante da Cáritas Brasileira no Fórum Pan Amazônico no Peru, Maria José, da Diocese de Óbidos, e em seguida, do Jair Batista, sobre a experiência do Projeto Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergência, também na Diocese de Óbidos.
Os participantes deste Inter tiveram a oportunidade de visitar in loco a Comunidade de Vila do Conde, no município de Barcarena-PA, onde estão instalados grandes empreendimentos da mineração e portos, com o objetivo de exploração tanto dos minérios e escoamento, que atingem diretamente as famílias de ribeirinhos e comunidades tradicionais que mantém uma relação direta com o meio ambiente. Foi possível sentir a mudança no ar, nas paisagens, causada pela atuação das empresas multinacionais instaladas na região que tem provocado desastres de várias ordens no ecossistema e na vida social.
E ao final da visita houve a produção de uma Carta de Intenções contra os procedimentos que vem sendo adotados naquela região nesses grandes empreendimentos.
Marcaram este encontro a acolhida calorosa e fraterna, do cuidado com o outro, e as crianças presentes, filhos dos agentes, que nos renovam a esperança de um futuro diferente. Foi também um momento celebrativo da vida que resiste, que insiste e que não desiste.
Por: Cáritas Norte 2