Foi realizada no último domingo, 21, em Castanhal, a 20ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré. A estimativa é que a caminhada, de aproximadamente 8 km, tenha congregado 350 mil pessoas.
A procissão saiu no alvorecer, por volta das 6h, da Igreja de São José para a Catedral de Santa Maria Mãe de Deus, onde o bispo diocesano de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, presidiu Santa Missa Solene. Após a celebração, a caminhada continuou até a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, na Vila do Apeú, zona rural da cidade.
Uma peculiaridade da procissão castanhalense é a berlinda onde é colocada a imagem de Nossa Senhora. Trata-se, na verdade, de um carro-andor que replica a “Maria Fumaça”.
Neste ano do laicato, o tema refletido pelos fiéis da Diocese, foi: “Nossa Senhora de Nazaré, ajuda-nos a viver nosso batismo”. A Festividade segue nos 8 dias que sucedem a romaria. A chamada “Semana Nazarena” conta com Missas sempre animadas e participadas pelas paróquias que ficam em Castanhal e peregrinam nestes dias até a Catedral. Após as celebrações sempre há show’s e apresentações culturais.
Neste ano, a grande novidade na programação da festa foi a Romaria da Juventude, realizada na última sexta-feira, 19. No sábado, 20, houve a carreata de 54 km que iniciou na Catedral e seguiu pela cidade percorrendo vários bairros e recebendo as homenagens de diversas famílias, grupos, instituições e comunidades. Após uma pausa, a carreata reinicia no início da tarde em direção ao distrito do Apeú onde chegou no início da noite. Dom Carlos presidiu Santa Missa e abençoou os veículos que participaram da procissão. Por volta das 21h30, na Igreja de São José, no centro da cidade, foi realizada a cerimônia da troca dos mantos. Esse momento marca a apresentação do novo manto que reveste a imagem até a próxima romaria. Desde o primeiro ano, o manto é confeccionado pelas mãos da artista plástica e estilista Célia Leal.