por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
foto
Everardo Freitas

 

A Diocese de Castanhal realizou na tarde de sábado (25), na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal (PA) a ‘I Jornada Diocesana das Crianças – JDC’ que em unidade com a Igreja em Roma, que celebrava com o Papa Francisco a ‘I Jornada Mundial das Crianças’, no mesmo dia.

O evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre crianças, pais e catequistas, que foram envolvidos na mensagem de Papa Francisco “para sermos verdadeiramente felizes, é preciso rezar, rezar muito, todos os dias, porque a oração nos liga diretamente a Deus, enche o coração de luz e calor e nos ajuda a fazer tudo com serenidade e confiança”, e que animados pelos catequistas da Paróquia de Fátima, de Santa Izabel (PA) tiveram momentos de espiritualidade, música, arte e alegria.

A programação iniciou com a entrada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, seguida de cantos, danças e encenações, feitas por crianças de Santa Maria e da Paróquia Cristo Jovem, de Castanhal. A Comunidade Vista Alegre, de Terra Santa, apresentou um grupo folclórico de dançarinos, que se apresentaram ao som dos tambores do carimbó mirim.

A maturidade de Fé das crianças se manifestou no diálogo com o bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, quando ele interagiu no meio delas, respondendo perguntas particulares, sobre a sua infância e o motivo de ter aceitado ser bispo. Todos os participantes desse diálogo e como referência à carta pastoral 2024, Dom Carlos presenteou com uma flor do girassol.

Dom Carlos agradeceu a todos os organizadores da JDC “[catequistas e pais] as crianças trazem alegrias e ânimo para a nossa Igreja. Elas estão cheias de perguntas, e querem ter lugar na comunidade. Temos que dar atenção a elas e que aprendamos delas a ter um coração simples e humilde, para poder amar o Senhor e servi-Lo”, disse o bispo de Castanhal.

Ao final da tarde, Dom Carlos Verzeletti presidiu a Celebração Eucarística, que foi acompanhada pelo ministério de música ‘Amiguinhos pela Fé’, sob a coordenação de Leide Nazário e Luciana Moura, da Paróquia Cristo Jovem. E as crianças, que participaram do evento, receberam uma semente de andirobeira e a orientação de como plantá-la e cuidá-la, em atenção à preservação das florestas e ao cuidado com a Casa Comum.