Entre os dias 28 de abril a 1° de maio a Fraternidade Regional Nossa Senhora de Nazaré – Regional Norte 2 (Pará-Leste e Amapá) celebrou o XIII Capítulo Ordinário Avaliativo. O evento ocorreu na Creche Irmã Eufrásia Maria de Belém, sede da Fraternidade São Francisco Irmão Menor, situada na travessa Alagoas, Nº 7051. Bairro Francilândia. Abaetetuba – Pará.

30 participantes representando as 14 Fraternidades Locais celebraram com alegria este encontro feliz. O tema escolhido para este capítulo foi: “A Mística Franciscana Secular” que foi esplanado por Frei João Santiago, OFMCap. O ponto de Partida para experimentar a Mística é a adesão, a resposta generosa a vocação que o Senhor nos confiou: “A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis que fez de Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com os homens” ( Regra da OFS. Art. 4). Na ocasião Frei João também considerou fundamental para nossa Mística estarmos unidos como Família Franciscana e celebrarmos a chama da herança que trazemos em nosso coração, e neste senso de Pertença vivenciarmos o Jubileu de oitavo centenário de acontecimentos marcantes na vida Franciscana que serão festejados ao longo dos próximos 4 anos e será possível refletir e contemplar a Regra e o Natal em Greccio (1223-2023), o dom dos Estigmas (1224-2024), o Cântico das Criaturas (1225-2025), a Páscoa de Francisco de Assis (1226-2026).

Para servir ao objetivo do referido Capítulo os irmãos e irmãs celebraram a Eucaristia diariamente, realizaram momentos de reflexão,  estudo e meditação. Igualmente, foi programado Convívios Fraternos com dinâmicas, prêmios, jogos, danças e deliciosas refeições. Cinco membros do Colegiado de Assistentes Espirituais participaram do Capítulo: Frei Carlos Pestana, Frei Wilton Júnior, Frei Jorge Prestes, Frei João Santiago e Irmão Euvágrio.

 

No mesmo dia, 29, foi apresentado o relatório da Jufra/Inafra. O Animador Fraterno Regional, Irmão Roberto Alves, representou o Secretariado promovendo várias reflexões sobre as prioridades nacionais do triênio:

Formação de novas lideranças;
JPIC: Justiça, Paz, Integralidade da Criação;
Promoção Vocacional (INAFRA/ JUFRA/ Adultos);
SEI – Serviços dos Enfermos e Idosos
Frei Carlos, Irmão Euvagrio e Frei Jorge também contribuíram orientando a OFS  e Jufra para atender os sinais dos tempos, zelar pelo pilares do Carisma, e na Fraternidade, viver uma formação madura sem exageros no ativismo político. Os tempos nos apresentam novos desafios na vida em Família e na sociedade. Os representantes das Fraternidades foram sensibilizados em apoiar a Jufra/Inafra e buscar testemunhar a postura devida.
Na apresentação do Relatório da Gestão referente ao anos de 2022, Irmã Ailda proporcionou a reflexão a respeito dos 212 irmãos que formam a estatística atual da OFS em nossa região dentre irmãos professos ativos/SEI e formandos. Irmão Edivaldo também prestou contas da Tesouraria e recebemos a aprovação das contas por meio do Conselho Fiscal. Outra atividade muito importante foi a exposição “uma só coração e uma só alma” (At 4, 32) por Francisco Euvagrio, bem como a APROVAÇÃO DO ESTATUTO REGIONAL E ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE OBRAS SOCIAIS DA TERCEIRA ORDEM FRANCISCANA, que contou com a mediação do vice-ministro, Irmão Antônio Benedito.
E assim, retornamos às bases de nossa vida Franciscana Secular, às Fraternidades Locais, para semear e colher os frutos da paz e bem que Deus Pai, em sua generosidade, nos concedeu. Louvados seja nosso Senhor Jesus Cristo e sua mãe (e nossa) Maria Santíssima.
Publicado no Blog da OFS Norte 2