N o ultimo sábado, dia 10, das 10h às 13h, aconteceu o Encontro Inter-religioso pela Preservação da Amazônia “Amazônia para a Sempre”, no auditório do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo (SP). O ato, que está sendo realizado em parceria por 16 organizações, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). será transmitido pelo canal do Centro Universitário FMU no Youtube.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa, o encontro vai fechar a Semana de Celebração pelo Dia da Amazônia.

“Será uma ótima oportunidade para mostrar que a voz das religiões em favor da Amazônia e seus povos é forte e se traduz em muitos sinais de esperança, vida e solidariedade com a nossa Casa Comum”, disse.

Além da CNBB, participam da organização do ato, a Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Confederação Israelita do Brasil (Conib), Aliança Evangélica, Religiões pela Paz, Rede Eclesial Pan-Amazônica, entre outros.

Cuidado com a criação

No convite, as organizações defendem que o cuidado com a natureza é preceito fundamental nas tradições religiosas e configura um compromisso ético, moral e espiritual das pessoas que professam fé. O amor ao criador precisa ser acompanhado pelo cuidado com sua criação.

O objetivo, expresso no convite do ato, é para “refletir juntos sobre como podemos promover os valores ecológicos em nossas comunidades religiosas e também para denunciar os crimes socioambientais e para exigir das autoridades constituídas o cumprimento da Constituição Federal.  Nossa Carta Magna assegura à sociedade brasileira o direito à preservação da biodiversidade e seus serviços ecológicos e garante também aos povos originários e comunidades tradicionais o direito aos seus territórios, a preservação de suas culturas e o acesso aos serviços públicos”.

 

Fonte: CNBB Nacional