“IDE SINODALIZANDO! Da Amazônia aos confins do mundo!” é o tema da assembleia geral do COMIRE Norte 2 deste ano, a qual está sendo construída de forma sinodal e colaborativa, com a participação das lideranças missionárias das dioceses, prelazias, assim como das diversas pastorais, grupos e movimentos da ação missionária que atuam no território.

O tema deste ano está em comunhão com o trajeto trilhado pela Igreja do Brasil que se prepara para a realização do 5º Congresso Missionário Nacional (CMN) o qual está previsto para ocorrer em novembro de 2023 em Manaus, e tem como tema: “IDE! Da igreja local aos confins do mundo“. Deste modo, a equipe de coordenação ampliada do COMIRE, propõe “amazonizar” este tema para partir da realidade própria deste chão amazônico, aos confins do mundo.

Para permanecer em comunhão com a Igreja do Brasil manteve-se o lema do CMN que é “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24). Além de ressaltar a importância da sinodalidade como forma e caminho a ser trilhado por todos e todas na construção de uma Igreja mais fraterna e acolhedora, com nos ilumina o Papa Francisco. e para tanto, o COMIRE está vivendo um processo sinodal de preparação para este momento singular.

A partir de três encontros virtuais que vêm acontecendo mensalmente, as diversas lideranças missionárias do Regional Norte 2 estão cooperando, pensando, sonhando e animando juntos nas escolhas temáticas, metodologia, programação, mística e formação a serem empregadas durante a assembleia, que não acontecerá somente na data prevista, mas já está sendo vivenciada nestes encontros virtuais.

O terceiro e ultimo encontro em “preparação” para esta assembleia ocorrerá no próximo dia 03 de novembro as 20 horas, via google meet’s, será o ultimo momento de planejamento e articulação das atividades que continuarão a ser vivenciados pela ação missionária neste Regional. Mais do que a temática da assembleia, todo o processo de construção da mesma está sendo sinodal e esta é uma cultura que o COMIRE Norte deseja cultivar nas práticas missionárias neste território.

A assessoria desta assembleia geral contará com o direcionamento e colaboração da Irmã Sandra Regina que é Missionária Comboniana e faz parte da coordenação executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA), organismo da CNBB o qual é principal responsável pela articulação e animação missionária da Igreja do Brasil, junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM). Irmã Sandra estará presente facilitando os estudos e a articulação da ação missionária.

A assembleia geral irá ocorrer presencialmente pela primeira vez neste período de pós vacina, após dois anos de atividades remotas e virtuais. Previsto para ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2022, no sítio das Irmãs Preciosinas em Ananindeua, este momento será uma oportunidade para a potencializar as ações, ampliar a articulação e tecer canais de comunicação mais estreitos com os missionários e missionárias que atuam nas bases das diversas dioceses e prelazias do Regional Norte 2.

Texto e Arte Design: Renan Rosário

Cartaz Oficial Assembleia 2022