Mais de 500 pessoas de 17 estados brasileiros são esperadas para o Congresso dos 50 anos Conselho Pastoral do Pescadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O encontro acontecerá no campus da Universidade Federal do Pará – UFPA e tem o objetivo de celebrar a história e a missão do CPP, além de mostrar caminhos futuros para a ação da pastoral. Um dos mais importantes teólogos da Igreja Católica do Brasil, o monge beneditino Marcelo Barros, além do cantor da teologia da libertação, Zé Vicente também estarão presentes, ajudando nas reflexões e na condução do encontro.
“O congresso acontece no momento importante e desafiador na história do país, pois irá acontecer em um local simbólico, no chão da Amazônia. No ano em que o Papa convida a Igreja a celebrar o Sínodo da Amazônia. E é com essa sintonia que estaremos celebrando os 50 anos da Pastoral dos Pescadores”, comemora a Secretária-executiva Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores, Ormezita Barbosa. A aproximação do Sínodo e o desejo de avançar o trabalho de atuação da pastoral pelos biomas Amazônicos e do Pantanal pelos próximos três anos, motivaram a realização do encontro, na cidade de Belém, onde a pastoral já atua há 32 anos.
A celebração dos 50 anos ganha contornos ainda mais importantes no atual momento, devido às ameaças que os direitos conquistados pelos pescadores e pescadoras artesanais estão sofrendo recentemente. A atuação da Pastoral nas últimas décadas potencializou os processos de luta, organização, conquistas e avanços da pesca artesanal. As mobilizações da Constituinte da Pesca, movimento organizado pelo CPP durante a década de 80, no período da elaboração da Constituição de 1988 e que garantiu aos pescadores e pescadoras artesanais conquistas sociais importantes como o direito à aposentadoria rural, entre outros, está ameaçado.
O CPP ajuda os pescadores nas de associações como a criação do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP, o que fortalece a luta pelos direitos No Congresso, todo esse legado será lembrado, tendo a presença de figuras históricas da pesca artesanal como a pescadora Joana Mousinho, que foi a primeira mulher a ser eleita presidente de Colônia e de confederação dos pescadores.
Sobre o CPP
O Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP é uma pastoral social e está ligada à Comissão Episcopal para Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, atuando em 11 estados brasileiros, incluindo o Pará. Atualmente, o bispo da diocese de Brejo (MA), D. José Valdeci Mendes preside a pastoral e a Comissão Episcopal para Ação Social Transformadora da CNBB.
A pastoral foi fundada em 1969, em Olinda (PE), pelo Frei Alfredo Schnuettgen, tendo na época, o incentivo do bispo Dom Helder Câmara.
Serviço:
Data: 20 a 23 de maio de 2019
Local: Universidade Federal do Pará – UFPA
Endereço: