A Comissão Pastoral da Terra – CPT e Conselho Indigenista Missionário – CIMI do Norte 2 lançam na próxima sexta-feira (30/11), o relatório de violência no campo e o contra os povos indígenas no Brasil, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em Belém, às 18h.

No relatório do CIMI será possível ver várias categorias como: a Omissão do poder público, violência contra pessoa e ao patrimônio (invasão de terras dos índios); povos indígenas livres no que se refere às ameaças (Pelos madeireiros, fazendeiros…) aos que vivem nas terras que ainda não foram demarcadas.

 

No lançamento dos relatórios estarão as coordenações regionais da CPT e CIMI. As realidades dos povos indígenas no Brasil são diversas. Há muitos em situação de isolamento, sem nenhum contato com a sociedade, outros possuem uma efetiva compreensão das estruturas sociais, políticas e jurídicas do Estado.

Segundo a CPT, em 2017, ao analisar os dados de violência é perceptível o aumento do massacre. De 31 mortos, cinco em massacres no Brasil. 71 assassinatos foi o maior número registrado desde 2003, quando se computaram 73 vítimas, ou seja, 16,4% a mais que em 2016 quando foram registradas 61 mortes.

 

Serviço

Data: 30.11.18

Hora: 18h

Local: CNBB Norte 2.

Endereço: Rua Barão do Triunfo, 3151.