por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese
Na manhã desta quarta-feira, 30, após passar por uma reforma, a Cúria Metropolitana de Santarém foi reinaugurada com bênção dada pelo arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman. Esse momento contou com a presença de padres, religiosos e colaboradores da Cúria, do Centro Arquidiocesano de Pastoral, da Secretaria da Catedral e da Secretaria da Várzea.
A Cúria Metropolitana é o Centro de Governo da Arquidiocese de Santarém. Segundo Dom Irineu, é o governo de serviço, de cuidar, de evangelizar, de cuidar da caridade. “Fizemos esta reforma estrutural, mas também queremos fazer esta reforma de atendimento, de acolhimento, de respeito. O nosso objetivo é evangelizar, é cuidar do povo, é pastorear”, pontuou.
A Cúria abrange o poder de governo da Arquidiocese, através do arcebispo, onde tem o poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O poder Executivo corresponde a toda parte administrativa, a partir dos setores; o poder Judiciário é o Tribunal Eclesiástico; e o Legislativo é o poder do próprio arcebispo que governa com os três poderes.
Na Arquidiocese de Santarém funciona os seguintes setores na Cúria: o gabinete do Arcebispo, responsável pelo governo pastoral desta Igreja, onde faz diversos atendimentos necessários; a sala da notária da Chancelaria Arquidiocesana, que acompanha os processos da Chancelaria; a recepção da Cúria, que atende desde o arcebispo até o Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese; o departamento de recursos humanos, no qual cuida dos atendimentos aos colaboradores desta Igreja Particular; a Chancelaria, responsável por vários aspectos, dentre eles as documentações da Arquidiocese (Chanceler, padre Sidney Canto); o setor contábil, responsável por registrar, organizar e analisar as informações financeiras; o setor jurídico, que cuida do Direito Civil e questões administrativas; o setor financeiro, departamento responsável por gerir as finanças; e o economato, de responsabilidade do padre Alaelson Lima, que cuida das questões econômicas da Arquidiocese de Santarém.
Ainda na reinauguração, os participantes também visitaram o Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese, anexo à Cúria, onde fica o vigário judicial arquidiocesano, pe. Henrique Mendonça e o vigário geral da arquidiocese e também vigário judicial adjunto, padre Ruy Barbosa.
Confira outras imagens da reinauguração.