Celebrando o mês das vocações, a diocese de Abaetetuba-PA realizou o “Despertar Vocacional” entre os últimos dias 09 e 11 de agosto, no Centro de Formação Laranjal. Cerca de 90 jovens se fizeram presentes, vindos de diversas paróquias da diocese nos municípios de Abaetetuba, Moju, Tailândia, Acará, Tomé Açu e Concórdia do Pará. Todos refletiram sobre o tema: “Chamados, batizados e enviados”.

Pe. José Ribamar Aires, animador vocacional diocesano, pontua que o encontro congregou meninos e meninas em discernimento para o chamado de Deus. “O encontro proporcionou uma reflexão acerca do chamado de Deus nas vidas de cada um deles, e a necessidade de uma resposta amorosa e generosa a esse chamado. Abordamos as vocações religiosa, sacerdotal e matrimonial, afim de que cada um pudesse perceber que Deus chama a todos para o serviço”, afirmou.

Além da presença de várias congregações religiosas, comunidades de vida, a Pastoral Familiar também esteve no evento apresentando seu trabalho e falando sobre a vocação ao matrimônio.

“Depois deste despertar, nós encaminharemos estes jovens de acordo com o carisma que mais lhe interessou para um acompanhamento mais de perto. No caso dos que despertaram o interesse pelo sacerdócio diocesano, eu e o padre Marcos iremos acompanhar com visitas e orientações até que este jovem peça para fazer uma experiência interna em nossos seminários”, concluiu Pe. Ribamar.

Atualmente a Diocese de Abaetetuba conta com 20 seminaristas. 13 deles estão no Seminário Maior, entre os estudos de filosofia e teologia na Faculdade Católica de Belém, em Ananindeua-PA. A outra parte está no Seminário Menor, em Abaetetuba-PA.