por Matheus Felipe / Pascom Diocese de Bragança
fotos Wanderson Oliver e Matheus Felipe / Pascom Diocese de Bragança

Dom Raimundo Possidônio, bispo da Diocese de Bragança do Pará, implantou, na segunda-feira (24), durante a Solenidade da Natividade de São João Batista, na paróquia de mesmo nome, a Pastoral do Meio Ambiente na Diocese de Bragança do Pará.

A celebração presidida por Dom Raimundo Possidônio e concelebrada pelos padres Gerenaldo Messias, pároco da igreja e Jerônimo, vigário, foi um marco significativo na diocese, pois irá promover uma maior consciência e ação em relação às questões ambientais.

A celebração combinou a devoção ao padroeiro São João Batista com o compromisso com a sustentabilidade, reforçou os laços comunitários e o compromisso da igreja com a justiça social e ambiental. O próximo passo da diocese será o de realizar visitas às paróquias para a  implantação da pastoral, ampliando seu alcance e impacto na região.

Os membros da recém-criada Pastoral do Meio Ambiente passaram por um período de formação antes da implantação oficial. A pastoral, também conhecida como Pastoral Ecológica, tem como objetivo sensibilizar a comunidade e desenvolver ações em prol da defesa da vida no planeta, focando na justiça ambiental e na corresponsabilidade pela preservação dos biomas, biodiversidade e cuidado com todos os seres vivos.