por Clementino Monteiro /Pascom Diocese de Bragança
fotos Matheus Felipe e Lucas Muniz / Pascom Diocese de Bragança
Aconteceu nos dias 21 e 22, no Centro Guadalupe – Efac, em Bragança (PA), a ‘II Sessão Sínodal da Diocese de Bragança’, que iniciou com a acolhida e credenciamento dos participantes.
Durante as boas-vindas, Dom Raimundo Possidônio destacou a importância do Sínodo para a igreja particular, e que, nesse primeiro momento, seria feita a leitura do documento pensado e discutido anteriormente pelo povo de Deus e pelo clero. Em seguida, Fred Amorim, coordenador das pastorais, fez a apresentação de como se chegou ao texto e a metodologia a ser trabalhada no Sínodo.
Ao longo do dia ocorreram trabalhos em grupos para a apreciação do texto sobre o Sacramento da Eucaristia, construído a partir do Sínodo anterior, onde os grupos puderam ler, analisar e acrescentar suas contribuições finais. Em seguida, houve a plenária para aprovação e/ou propostas de alteração por região episcopal do documento final. Para finalizar as atividades do primeiro dia do Sínodo, aconteceu a Santa Missa, presidida por Dom Raimundo Possidônio e concelebrada pelo clero, com a participação de leigos e leigas.
No sábado, as atividades iniciaram com a celebração da Santa Missa pelos enfermos, presidida por Pe. Mayro Christian, vigário episcopal da região Dom Luis Ferrando, e concelebrada por Dom Raimundo Possidônio e o clero presente. Dom Raimundo Possidônio abriu a plenária com algumas considerações sobre o sacramento da unção dos enfermos, destacando ser um sacramento exclusivamente celebrado pelos sacerdotes, mas com a colaboração ativa dos leigos.
Em seguida, Pe. Aldo Fernandes falou sobre a ‘Teologia do Sacramento da Unção dos Enfermos’, apoiado no ritual próprio para que se possa ministrar esse sacramento. Ele ressaltou ainda que o Sacramento da Unção dos Enfermos está estritamente ligado ao chamado Sacramento de Cura da Igreja.
Após este momento, os grupos formados pelas cinco regiões episcopais retornaram aos trabalhos em grupo para a leitura e discussões das respostas às perguntas norteadoras. Em sequência, aconteceu a plenária, onde foi apresentado o texto por cada região episcopal para apreciação e suas respectivas considerações.
Dom Raimundo Possidônio finalizou esta etapa do Sínodo, agradecendo a todos que fizeram parte da organização, assim como a todos que participaram. O bispo aproveitou a oportunidade para informar que Dom Jesus Maria, bispo emérito da Diocese de Bragança, irá desenvolver suas atividades pastorais na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Paragominas, como vigário, e anunciou também a substituição do pároco na Paróquia Cristo Crucificado, em São Miguel do Guamá além de convidar para a ordenação presbiteral de Solano Santos Pereira que estava presente e reforçou o convite.