DIOCESE DE CASTANHAL REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO AOS CATEQUISTAS

por Isabel Costa / Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Castanhal

A Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Castanhal realizou no final de semana, de 3 a 5 de maio, no Cenóbio da Transfiguração, um encontro de formação com 115 participantes, entre eles coordenadores paroquiais e catequistas do J1.

Durante a noite do primeiro dia os participantes puderam partilhar e escutar as realidades paroquiais sobre a Iniciação à Vida Cristã, para que pudessem então, buscar ao longo do encontro subsídios que somarão positivamente no aprofundamento da catequese em Castanhal.

Dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal, foi o assessor da manhã de sábado, quando enfatizou a importância da etapa da catequese do J1 “para que não haja a ruptura do processo de iniciação após a Primeira Eucaristia das crianças e adolescentes, para que permaneçam unidos a Jesus Cristo é necessário que o J1 [perseverança] esteja firme e presente junto a eles”, e continuou falando da importância da catequese “durante minhas visitas às paroquias percebo que a catequese é um termômetro da comunidade, quando a comunidade está bem é onde a catequese é assumida como prioridade. Para isso, precisamos investir na formação permanente dos catequistas e na formação de novos catequistas”, explicou Dom Verzeletti.

Ainda em sua explanação aos presentes lembrou que a catequese caminha junto com a liturgia “não podem esquecer que a catequese caminha junto com a liturgia e com a vida de oração para que haja a necessária mudança de vida. O catequista precisa cuidar dos catequizandos também em sua realidade existencial, colaborando com as famílias na prevenção e superação das doenças socias que tanto mal estão fazendo ao povo de Deus, como o uso excessivo do celular e das redes sociais, o individualismo e a desvalorização da vida”, disse o bispo da Diocese de Castanhal.

No decorrer do sábado as equipes foram divididas, os catequistas do J1 dedicaram-se ao itinerário diocesano que está em construção, e os coordenadores paroquiais participaram de oficinas de planejamento em diversas instâncias.

O terceiro e último dia do encontro os participantes refletiram e partilharam sobre a catequese inclusiva, com a assessoria da mãe atípica Lucicleide Paiva, vice-presidente do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência e membro da Comissão de Direitos da OAB/Castanhal, que junto com a Psicóloga Lúcia Lima e o Psicopedagogo Alexandre Martins motivaram os presentes a partilharem suas vivências e experiências sobre a inclusão da pessoa com deficiência, apontando  caminhos viáveis e necessários na acolhida progressiva e qualificada na vida eclesial das pessoas com os mais variados tipos de deficiência.

Ao longo do encontro aconteceram também momentos dedicados à oração, como a Santa Missa, visita ao Tabernáculo do Santíssimo Sacramento, laudes, Hora Média e vésperas, leituras orantes e contemplativas, finalizando com os encaminhamos a serem realizados nas esferas paroquial e diocesana, feitos pela Irmã Adelaide Ataíde.

Notícias

AO CELEBRAR O SEU 70º ANIVERSÁRIO PAPA LEÃO XIV EXALTA A SANTA CRUZ

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em um domingo de celebração da Exaltação da Santa Cruz, o Papa Leão XIV refletiu sobre o significado da cruz como instrumento de salvação e agradeceu pelas orações em seu 70º aniversário, em um...

REGIONAL NORTE 2 DA CNBB REALIZA O GRITO DOS EXCLUÍDOS

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB com informações dos setores de Comunicação e organizadores do evento O Grito dos Excluídos e Excluídas 2025 aconteceu em todo o Brasil, neste domingo, 7 de setembro, quando uma série de...