
por Jefferson Souza e Márcia Fonseca / Diocese de Macapá
fotos Ana Clara
Domingo, 7 de dezembro de 2025, às 18h, a comunidade católica em Calçoene (AP) celebrou a elevação da Área Missionária em Paróquia. A criação da nova paróquia da Diocese de Macapá foi presidida pelo bispo diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro e aconteceu em meio aos festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade e do município.
A Área Missionária em Calçoene criada em 10 de agosto deste ano, após o período proposto para organização das estruturas locais, foi elevada à dignidade de Paróquia. Esta foi a primeira paróquia criada por Dom Antônio em seu ministério episcopal na Igreja de Macapá.
A festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece há 86 anos no município ao norte do Amapá, foi escolhida para marcar a criação da 30 ª paróquia da Diocese. No início da celebração foi lido o decreto de criação da Paróquia e o de nomeação do primeiro pároco, pdre Dalci de Aquino. Padre Dalci foi revestido com as vestes sacerdotais doadas por membros da comunidade e foi calorosamente acolhido pelo povo presente na celebração. Na ocasião, o novo pároco realizou sua profissão de fé e renovou as promessas sacerdotais perante o bispo e a comunidade.
Dom Antônio de Assis Ribeiro destacou o importante passo histórico da celebração e que a criação da Paróquia era uma resposta às necessidades do povo de Deus e o fortalecimento da presença da igreja na região. Em sua homilia, destacou que a “criação de uma paróquia é o reconhecimento da maturidade de um conjunto de comunidades cristãs católicas. Estas comunidades aqui, que são muitas, já chegaram a uma maturidade significativa, a ponto de serem declaradas uma paróquia”, justificou.
O bispo diocesano afirmou que “são mais de 80 anos de evangelização, portanto, de história, festividades, devoções, promoção de ministérios, ministério da palavra, da catequese, coroinhas, grupos, movimentos, carismas, tudo isso compõe a beleza e a riqueza da Igreja Católica” em Calçoene. “Era chegada a hora, sim, de nós declararmos, de nós instalarmos uma nova paróquia no estado do Amapá, aqui na diocese de Macapá”, disse o bispo sob o aplauso da comunidade presente.
Dom Antônio também agradeceu ao padre Lúcio Espíndola, missionário Fidei Donum da Arquidiocese de Florianópolis, atualmente pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Amapá, na qual estava anteriormente ligada a comunidade católica de Calçoene.
Padre Dalcir em nome de seus paroquianos também expressou em seu discurso a recepção e companherismo de Padre Lúcio durante o tempo que ambos trabalharam juntos na região enquanto única paróquia.
O novo pároco também agradeceu a importante colaboração dos líderes leigos animadores e agentes de pastorais que nos últimos meses empenharam-se para a preparação celebração e no compromisso junto às necessidades da comunidade.
Corresponsabilidade
Animados pelo apelo de Dom Antônio para o protagonismo da comunidade local em assumir as necessidades da nova paróquia, o casal Alan Cavalcante e Kinovak Tourinho realizaram como gesto concreto de compromisso com a comunidade e de apoio à evangelização e ao trabalho pastoral que se inicia a doação de um veículo 0 KM. A doação foi realizada por meio do Instituto Katamor.
A presença da Igreja Católica em Calçoene tem raízes profundas na história local, marcada por décadas de atuação missionária em comunidades rurais, incluindo o trabalho pastoral e social. Essa tradição religiosa, entrelaçada a elementos culturais afrodescendentes, quilombolas e à memória regional, formou uma identidade comunitária que vai muito além da prática litúrgica, fortalecendo vínculos de fé, pertencimento e resistência.
Desde agosto os católicos em Calçoene se empenham para este momento com a organização da casa paroquial, das comunidades, aquisição de equipamentos, missões, criação de pastorais e fortalecimento dos grupos existentes na Igreja.
Padroeira
Na manhã de segunda-feira (8/12), dia da Imaculada Conceição, os calçoenenses celebraram a liturgia solene da padroeira com alvorada de fogos, santa missa, procissão, corrida e festa social.
O dia de Nossa Senhora da Conceição é feriado municipal em Calçoene mobilizando além dos fiéis católicos do município um grande número de devotos de municípios vizinhos e localidades próximas.
“Estou vindo pela primeira vez aqui em Calçoene acompanhar as festividades de Nossa Senhora da Conceição. Sou devoto de Nossa Senhora e estou muito feliz de estar aqui”, disse emocionado o devoto Valquemar Lacerda. O devoto viajou de Santana (AP) para participar dos festejos.
“Estou desde sábado aqui com a minha esposa, com a minha família e a gente está muito feliz de estar participando desse evento, tanto na parte social quanto na parte religiosa e a gente espera voltar outros anos aqui, com certeza”, disse ele em depoimento.
A festividade com mais de oito décadas de tradição agora ganhou um novo motivo de comemoração com a criação da Paróquia.
….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/












