por Jefferson Souza / Pascom Diocese de Macapá

De 10 a 13 de julho de 2025 a Diocese de Macapá, por meio do Setor Juventude, promoveu o 1º Acampamento Juvenil Diocesano. O evento aconteceu na Escola Agrícola São João Batista Piamarta, no bairro do Coração, em Macapá, e reuniu cerca de 460 jovens.

A temática central do evento foi “Jovens, Peregrinos da Esperança” e foi meditada a partir de palestras e homilias das celebrações eucarísticas. De acordo com o bispo diocesano de Macapá, Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, o Acampamento Juvenil Diocesano é uma “experiência de lazer, de encontro, de amizade, de comunhão entre as diversas espiritualidades, carismas, expressões juvenis“.

Dom Antônio explicou que o evento possui uma série de dimensões que ajudam os jovens a fazerem uma experiência de fé, confraternização e amizade. “Nós temos diversas dimensões, uma dimensão litúrgica, dimensão humana, dimensão lúdica, nós temos a dimensão social“, explicou.

Durante todo o Acampamento, momentos de de oração, músicas religiosas, missas diárias, adoração eucarísticas e pregações fomentam a dimensão espiritual e litúrgica. No decorrer da programação, formação de grupos e momentos de lazer favorecem a diálogo, a amizade e o lúdico. “Queremos dar, de modo particular, ênfase a essa dimensão lúdica do lazer, das competições, mas sempre dentro de um tema de alegria, de amizade, dentro e sobre o tema da sinodalidade, da comunhão“, explicou o bispo, idealizador do Acampamento Juvenil.

ESPIRITUALIDADE

A espiritualidade dos jovens foi incentivada a partir de momentos de oração comunitária, missas diárias, adoração eucarística, shows com músicos convidados, momentos dedicados as confissões e orientações espirituais. A presença do bispo diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro, do bispo emérito Dom Pedro José Conti, de padres, diáconos, religiosas, seminaristas e leigos consagrados entre os participantes garantiram uma presença atenta às necessidades dos jovens campistas.

“Esse acampamento para mim foi muito importante porque ele é uma forma de atrair os jovens de fora para dentro da igreja para que eles possam ser acolhidos por nós que já estamos participando da igreja com uma vida ativa”, disse a jovem campista Amanda Souza.

Segundo ela, o Acampamento foi algo “muito atrativo, muito divertido, muito legal”. Para ela, um dos momentos mais tocantes foi a noite de adoração eucarística.

“Os momentos estão sendo muito emocionantes, o momento da adoração foi muito perfeito. A gente se encontrou verdadeiramente com Cristo e a gente pode ter essa comunhão direta com Ele”, disse.

LAZER

Uma das metodologias para a animação dos participantes foi a criação das chamadas “Famílias”, grupos liderados por voluntários e formados por campistas de diversas realidades para fomentar a integração, a partilha e principalmente a participação nos momentos de lazer. 16 famílias foram formadas dedicadas à santos padroeiros jovens ou com relação direta na evangelização da juventude.

Durante todo o evento as famílias foram incentivadas as práticas espirituais do Acampamento, à organização das tarefas e às competições. Ao final dos jogos recreativos a família vencedora foi a Família São Francisco de Assis, tendo alcançado a maior pontuação no evento.

Por todo o espaço da Escola Agrícola foram preparadas áreas para as competições durante o dia de lazer. Os jogos recreativos foram uma alternativa para promover a integração, a liderança e o senso de pertencimento para os participantes.

Para o campista Pablo Ferreira o Acampamento foi incrível. Oriundo do município de Oiapoque, chegou ao local com outros jovens da Paróquia Nossa Senhora das Graças, percorrendo os cerca de 600 km entre as cidades só para participar. “Foi um momento extremamente novo, espiritual, muito divertido está aqui a presença dos jovens de todo o estado do Amapá”. Para ele, “uma experiência nova”.

“Acho que seria motivo de orgulho falar para futuros jovens, para nossos filhos, que a gente participou do primeiro Acampamento Juvenil Diocesano de Macapá”, destacou.

O coordenador do 1° Acampamento Juvenil Diocesano e referencial para o Setor Juventude e Animação Vocacional da Diocese de Macapá, padre Ezequiel Dias, explicou que a proposta foi criar um ambiente acolhedor para incentivar laços de amizade, aprofundar a sua fé e destacou a participação de jovens de todo o estado e até do Pará.

“Conseguimos reunir todos os municípios do nosso estado do Amapá. Veio gente do Oiapoque, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, também além disso veio gente de Monte Dourado, que é Almerim (PA), e veio gente também de Afuá (PA)”, descreveu.

Para o coordenador, a iniciativa reforça a importância de oferecer alternativas aos jovens das comunidades durante o período de férias.

2026

Durante a missa de encerramento, Dom Antônio e padre Ezequiel dias anunciaram a próxima edição do evento e convidaram os jovens campistas a voltarem para suas comunidades e animarem outros jovens para participar no próximo ano. A 2ª edição do Acampamento Juvenil Diocesano será realizada de 16 a 19 de julho de 2026, em Macapá.