Inspiradas na Campanha da Fraternidade 2022, o Vicariato Episcopal para Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, propõe a realização do projeto “Jornada de Formação de Educadores: Educar ao Humanismo Solidário”. O intuito desse projeto é oferecer aos educadores e agentes de pastoral da Educação e Universitária um itinerário formativo, reunindo os elementos constitutivos a partir do Pacto Educativo Global e do Humanismo Solidário, Objetivo Oferecer aos regionais, dioceses e outros parceiros programas formativos que reúnam os elementos constitutivos na formação do educador a partir do Pacto Educativo Global e do humanismo solidário como instrumento de uma formação sólida dos agentes multiplicadores dessa abordagem educativa.
“A Jornada de Formação de Educadores se apresenta como um potente instrumento colaborativo na formação continuada dos docentes, assim como na capacitação dos educadores, afim de afirmarem sua identidade e sua missão educativa à luz do Pacto Educativo Global. As jornadas desejam formar multiplicadores para que organizem experiências formativas em suas realidades locais” destaca Padre Júlio Resende .
Na região Norte a jornada formativa de Educadores, acontecerá nos dias 4 e 5 de março no município de Marabá, Diocese de Marabá/PA.
Estamos felizes com este encontro tão significativo na Diocese de Marabá no chão amazônico o evento esta sendo organizado com muito afeto, alegria e esperança. Serão dois dias de aprendizado, partilha, espiritualidade, convívio e entretenimento. Marabá, esta de coração aberto para acolher educadores e universitários da Amazônia. Destacada a Profª Lady Anne, coordenadora da Pastoral da Educação CNBB Norte 2.
Nossa Jornada Formativa é muito bem vinda nesse momento de início de ano letivo. Nossas expectativas a nível de Regional NE 5 são muito boas pois queremos trazer pro nosso Maranhão novas ideias e ações que motivem a transformar o meio em que atuamos, contribuindo com o contexto educacional de forma significativa e comprometida. Efetivamente, renovar, atualizar e construir a missão educativa de Pastoral em nossas Escolas, pressupõe um trabalho interdisciplinar, que promova os Projetos de Pastoral da Educação e, principalmente, um Pacto Educativo Global.
Fonte: Vatican News e Pastoral da Educação – Norte 2