Mais de 100 pessoas das paróquias, comunidades, serviços, presbíteros, religiosas, seminaristas e Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s, participaram nos dias 10, 11 e 12 de novembro do Conselho de Pastoral – CP da Diocese de Marabá do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, no Centro Pastoral da cidade.
A abertura foi presidida pelo Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá e concelebrada por diversos sacerdotes. O CP teve por objetivo a revisão das prioridades diocesanas, sobre a missão e a formação assumidas na assembleia de 2014-2015 que irá ate2019-2020.
Houve o trabalho em grupo para aprofundamento do material que continha dados das ações que edificaram as prioridades, como a formação visando a mulher e o homem de hoje com os seus desafios, suas esperanças, a alegria da vida, o amor a Jesus Cristo e a Igreja.
“Toda e qualquer formação é em vista da pastoral” diz o Vaticano II, fazendo com que a pessoa se decida sempre mais a ser discípulo, discípula, missionário e missionária de Jesus Cristo. “Valorizemos toda a formação porque através da formação, atuaremos melhor na pastoral, na evangelização e no projeto de Deus, sendo sal da terra e luz do mundo, assim como nos pede o Senhor Jesus”, completou Dom Vital.
“Com alegria e amor vemos a prioridade da missão ganhando vez e voz em todos os setores da Diocese. É preciso fazer sempre mais, porque a missão urge, e nós devemos ser uma Igreja missionária, que vá ao encontro das pessoas, sobretudo das mais necessitadas para levá-las a Jesus Cristo, aos sacramentos, à comunidade”, ressalta ainda o bispo diocesano.
Ocorreu também a partilha das pastorais e dos movimentos, serviços de ações que favoreceram as prioridades diocesanas, Além do aprofundamento do Documento da CNBB, n. 107 sobre a Iniciação à Vida Cristã, Itinerário para formar discípulos missionários, como um projeto de vida requerendo passos de aproximação deixando-nos envolver pelo mistério do Deus Uno e Trino, sendo realizado por símbolos, ritos, celebrações, tempos e etapas.
A inspiração catecumenal é uma exigência atual na catequese, porque ela permitirá formar pessoas conscientes, atuantes e missionários e missionárias do Senhor Jesus Cristo e de sua Igreja. A comunidade deve se sentir envolvida no processo da Iniciação à vida cristã relacionado com a vida de todas as pessoas.
No encerramento foram feitas as comunicações das lideranças, pastorais, movimentos e serviços além da programação do calendário diocesano para 2018. Os participantes estavam muito contentes com o CP diocesano na qual reforçou mais as prioridades, referentes à formação e a missão além do estudo da Iniciação à Vida Cristã para que todos vivam o mandamento da lei do Senhor pelo amor a Deus, ao próximo e a si mesmo.