A diocese de Marabá realizou, na manhã do último sábado, 18, uma live formativa sobre o Pacto Educativo Global do Papa Francisco. O encontro foi transmitido por diversos meios de comunicação social da Diocese, de outras dioceses com alguns rádios. O Seminário, coordenado pela Professora Mestra em Educação, Lady Anne de Souza, Coordenadora da Pastoral da Educação e do Pacto Global na Diocese, iniciou com a oração do terço, como momento de espiritualidade.

Estiveram presentes dom Vital Corbellini, bispo diocesano, dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros (MG) e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB; dom Bernardo Johannes Bahlmann, bispo da diocese de Óbidos (PA) e presidente da CNBB no Regional Norte 2; e padre Julio Resende, assessor do Setor Educação e Coordenador do Pacto Educativo Global no Brasil.

“O encontro de formação foi muito bom com a participação do povo de Deus, das nossas lideranças laicais, de professores, de educadores e educadoras, de pessoas de boa vontade”, descreveu dom Vital, bispo de Marabá. Durante as exposições, dom Bernardo ressaltou a importância da diocese de Marabá assumir o Pacto Global para a vida de todas as pessoas, como dom e graça do Senhor. Dom Justino destacou que “o Pacto é uma missão de toda a Igreja no qual o Papa Francisco percebe a educação como caminho de renovação da humanidade, de vida nova que vem do Senhor pela vida da família, da comunidade e da sociedade”.

Padre Júlio aprofundou sobre o assunto, explicando que o Pacto visa a educação, para que forme pessoas, na vida da família, da comunidade, da sociedade e para o Reino de Deus. “Esta educação é solidária porque faz com que todos sejam protagonistas da educação, sobretudo os mais necessitados, os pobres. O pacto é um processo educativo em vista do bem comum, da vida sobre a morte, sobretudo neste tempo de pandemia”.

Dom Vital, bispo da diocese, ressaltou a educação na missão da Igreja e no mundo, como um compromisso que a Igreja sempre teve presente desde o Mestre Jesus Cristo, que formava as pessoas e as conduzia para a verdade. Lady Anne, Coordenadora do Pacto na Diocese apresentou o seminário de estudos do Pacto na Diocese, que deverá continuar com outros encontros de formação junto ao povo de Deus, educadores e lideranças.

Segundo dom Vital, a diocese de Marabá quer implementar sempre mais o Pacto Educativo Global do Papa Francisco de modo que é preciso o conhecimento, o aprofundamento das coisas, o engajamento de seus interlocutores.

“O seu Instrumentum Laboris está sendo sempre mais aprofundado. Por isso foi constituída uma equipe diocesana com a participação das pastorais, dos movimentos, de educadores e dos povos indígenas para encaminhar na base o Pacto educativo. O Concílio Vaticano II ressaltou a importância da educação, como um bem comum e um direito universal de todo o ser humano. O Pacto educativo tem como finalidade uma educação aberta, inclusiva para as gerações presentes e futuras. O Papa reconheceu a necessidade de unir esforços e com responsabilidade pela construção do bem comum. Inspirou-se num provérbio africano que para educar uma criança é preciso educar uma geração inteira. Este pacto tem presentes a união dos esforços para a vida na família, na comunidade, na sociedade e na proteção da casa comum”.

E encerrou: Louvemos a Deus pela live formativa sobre o Pacto Educativo Global na Diocese de Marabá.