por Fellipe Torres / Diocese de Xingu Altamira

No dia 20 de janeiro, Altamira celebrou, com fé e devoção, a ‘103ª Festividade de São Sebastião’, padroeiro da cidade. O dia do padroeiro começou logo nas primeiras horas da manhã com a corrida de rua, a travessia do Rio Xingu, café da manhã comunitário e caminhada, reunindo fiéis, atletas e devotos.

Ao longo do dia, a programação seguiu com a Santa Missa na Catedral Diocesana de Xingu. Já às 17 horas, o povo de Altamira tomou as ruas da cidade em uma emocionante procissão, conduzindo o andor de São Sebastião em agradecimento pelas graças alcançadas e em súplica por sua intercessão junto a Deus Pai.

Ao final da procissão, foi celebrada a Missa Campal na Praça Pio XII, presidida pelo  bispo diocesano Dom João Muniz, e concelebrada por Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu, e dos padres da diocese. Uma multidão acompanhou com atenção a Liturgia da Palavra e o Evangelho, em um momento marcado pela fé e pela unidade do povo de Deus.

Após a celebração, a coordenação da festividade realizou os agradecimentos finais, avaliando de forma muito positiva todas as atividades realizadas ao longo da Festividade de São Sebastião 2026. Em seguida, o arraial marcou o encerramento das principais atividades festivas.

No dia 25 de janeiro, acontece a Santa Missa de retorno da imagem de São Sebastião ao nicho central da Catedral Diocesana de Xingu, encerrando oficialmente a Festividade de 2026 do padroeiro da cidade de Altamira.

…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/