por REPAM

A noite deste domingo (9), em Belém (PA), foi marcada por emoção, memória e compromisso com a vida na Amazônia. O lançamento do livro A Igreja Profética e a Amazônia, de Dom Erwin Kräutler, reuniu dezenas de pessoas na sede da CNBB Norte 2, em um sarau promovido pelo Regional e REPAM-Brasil. O evento integrou a programação das atividades da Rede que antecedem a COP 30 e celebram a presença da Igreja junto aos povos e territórios amazônicos. 

A celebração começou em clima de alegria e gratidão. O livro, que reúne reflexões e palestras do bispo emérito do Xingu, foi apresentado como “o retrato de uma caminhada feita de fé, coragem e compromisso”. 

Durante as homenagens, a pesquisadora Ima Vieira destacou o reencontro com Dom Erwin na preparação e depois nas atividades do Sínodo Especial para a Amazônia. Para ela, o novo livro reafirma a força profética e o olhar atento do bispo às causas que unem fé, justiça e ecologia integral. 

O procurador da República, Felício Pontes, fez memória das ações de Dom Erwin no estado do Pará e do enfrentamento missionário em tempos de ditadura militar. “Ele foi um dos faróis da resistência, uma voz firme em defesa dos direitos humanos e dos povos da floresta”, afirmou. 

Já o bispo prelado do Marajó, Dom Ionilton Lisboa, destacou a presença profética e fraterna de Dom Erwin “na e para a Igreja da Amazônia”, recordando sua capacidade de unir espiritualidade e compromisso social em favor da vida. 

Ao tomar a palavra, Dom Erwin Kräutler contou que o livro é fruto de muitos pedidos vindos do Regional Norte 2, para que ele sistematizasse algumas das palestras e falas realizadas ao longo dos anos. Em tom sereno e afetuoso, compartilhou algumas histórias que inspiram o conteúdo da obra, entre elas, o relato de uma árvore cortada para abrir uma estrada, fato celebrado por autoridades como “o início do desenvolvimento”. “Aquilo me marcou profundamente, porque ali começava também a destruição de um modo de vida e de uma relação sagrada com a natureza”, lembrou. 

O momento final foi de celebração e reconhecimento. A religiosa Irmã Ivoneide Viana de Queiroz apresentou o “Prêmio Dom Erwin Krautler”, recebido em Salzburg, na Áustria, por sua tese de doutorado sobre a presença da vida religiosa na Amazônia. O prêmio é concedido a pesquisas que dialogam com a trajetória e a missão do bispo. 

Após as falas, Dom Erwin recebeu os convidados em uma sessão de autógrafos, acompanhada de uma apresentação cultural e de um coquetel. Entre abraços e partilhas, o sarau reafirmou a vitalidade de uma Igreja que segue acreditando na força da profecia e na esperança que brota da Amazônia. 

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/