por Divulgação / Comissão Nacional da Pastoral Familiar
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Desafios da Preparação ao Matrimônio”, elaborado em parceria pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e a Faculdade João Paulo II (Fajopa). O curso é aberto a toda a comunidade, inclusive para aquelas pessoas que ainda não cursaram a universidade, especialmente catequistas do Pré-Matrimônio e agentes da Pastoral Familiar.
O investimento é de R$ 50 e será realizado no formato on-line. No total, o curso será divido em nove encontros (quinzenais) aos sábados. As aulas já começam em 14 de setembro e serão finalizadas em 21 de dezembro. Entre os palestrantes estão o coordenador do Setor Pré-Matrimonial, diácono Paulo Sérgio de Lima, o assessor do Setor, padre Anatoli Gradiski, e o ex-assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Crispim Guimarães, diretamente de Roma.
Inscreva-se: https://www.fajopa.org/matrimonio
Entre os temas abordados, além dos desafios da preparação para o matrimônio, está elementos da Teologia do Corpo de São João Paulo II, o matrimônio nas sagradas escrituras, o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado, o Matrimônio e a Família na Doutrina Social da Igreja, o planejamento familiar natural e o método Billings, Familiaris Consortio e Amoris Laetitia e os caminhos para um Matrimônio sólido e fortalecido.
“A nossa expectativa é a melhor possível. Atende em cheio aquilo que nos coloca como missão da Pastoral Familiar que é a formação dos agentes. O curso nos ajudará a desempenhar uma atividade mais efetiva, com uma formação bem embasada para este momento tão delicado e bonito da vida cristã que é a preparação para o matrimônio”, ressalta o coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson Schila.
A Exortação Apostólica Amoris laetitia, do Papa Francisco, assinala a necessidade de ‘encontrar as palavras, as motivações e os testemunhos que nos ajudem a tocar as cordas mais íntimas dos jovens, onde são mais capazes de generosidade, de compromisso, de amor e até mesmo de heroísmo, para convidá-los a acietar, com entusiasmo e coragem, o desafio de matrimônio (AL 40)”.
“Que este nosso curso nos proporcione uma via concreta de apoio, motivação e coragem para renovar os planos dos encontros pré-matrimoniais de nossas paróquias e ajude os jovens a confirmar o desejo do matrimônio, realizando-o na própria vida. Além disso, nosso interesse é proporcionar os caminhos para que os jovens construam a felicidade um com o outro e, portanto, a reciprocidade, a vivência do amor e o empenho por uma civilização sempre fundada nos pilares do amor familiar”, disse o assessor do Setor Pré-Matrimonial, padre Anatoli Gradiski.