LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA

Saudações!

Celebramos hoje o 10º Domingo do Tempo Comum em que o Senhor diz: “Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora e formativa, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.

Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

O olhar de compaixão faz reavivar as entranhas de quem é enxergado ou se deixa enxergar. Assim aconteceu com Mateus – compreendeu o olhar de Jesus e O acolheu dando testemunho da sua conversão; durante a partilha na mesa.

É feliz quem se deixa “enxergar” pelo Senhor. O Senhor já nos viu, nos chamou e enviou em missão, por ocasião do nosso Batismo. Não percamos de vista esse olhar de misericórdia, pois assim seremos capazes de agir com misericórdia com aqueles que ninguém os vê.

A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!

† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém

 

[pdf-embedder url=”https://cnbbn2.com.br/site/wp-content/uploads/2026/06/07.06.2026-10o-DOMINGO-COMUM-ANO-A.pdf” title=”07.06.2026-10º DOMINGO COMUM-ANO A”]

 

….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/