TEMA “FAMÍLIA” É DESTAQUE NO RETIRO ANUAL DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM

por Aritana Aguiar/ Arquidiocese de Santarém

 colaboraram Giovanni Freire e Jarlisson Linhares / TV Encontro

O Clero da Arquidiocese de Santarém se reuniu de 18 a 21 de março, no Centro de Formação Emaús, para seu o Retiro Espiritual Anual. Este ano, a abordagem feita para cinquenta padres e religiosos foi sobre a Família. A pregação foi conduzida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Cascavel (PR) e bispo emérito de Montenegro (RS), Dom Paulo Antônio de Conto. Além dos padres arquidiocesanos, também participam sacerdotes da Congregação do Verbo Divino, do Sagrado Coração Jesus e Carmelitas de Maria Imaculada, e seminaristas.

Dom Paulo Antônio afirmou que veio com muito amor e alegria pregar este retiro. “Estou refletindo coisas simples, primeiramente a família de sangue, como é importante todos nós olharmos para o pai, a mãe, os irmãos, vivos ou falecidos, entregar a nossa vida neste amor que é a família. E a partir da família de sangue, então, a família presbiteral. A família dos padres, a unidade, o amor, o carinho, celebrar com todos. A pior coisa é quando se rejeita alguém, se abandona, se fala mal. Que nós todos possamos, especialmente dentro do presbitério, amar a todos, querer bem a todos. E aí, vem toda uma palavra de construção, de uma vida nova, especialmente da misericórdia, um valor imenso que Jesus nos ensina, o perdão, a paz com todos”, declarou.

O Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, ressaltou que este momento destinado aos padres, é para que possam crescer na espiritualidade e na vivência da fé, para um melhor serviço na evangelização. Ele salientou ainda, o fato de o retiro ocorrer antes da Semana Santa: “Para que os nossos presbíteros possam ter uma boa preparação espiritual, façam a experiência do arrependimento, da conversão na sua vida pessoal, para que depois possam voltar às suas paróquias e áreas pastorais, e celebrarem com o povo”. Dom Irineu acrescentou ainda que, durante o retiro ele dedica momentos de escuta para com os sacerdotes. “E assim a gente vai organizando a nossa arquidiocese para que ela possa ir pra frente sempre, com muita fé, esperança e amor”, finalizou.

O coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese, padre Auricélio Paulino, assegurou que este retiro anual é uma grande graça e um dom de Deus para os sacerdotes: “Estamos vivendo o retiro de diversas formas. O retiro tem um perfil que é muito importante, que é uma parada, um retirar-se, é um momento de silêncio, mas ao mesmo tempo é um momento de confraternização, um momento de unir todo o presbitério de nossa arquidiocese e colocar os olhos fixos em Jesus”.

Padre Raphael Filho, membro da Pastoral Presbiteral, enfatizou que esse encontro traz um revigoramento no trabalho pastoral. Primeiramente, segundo ele, contribui para estreitar o laço de família, conforme afirma Dom Paulo: “Nós somos uma família presbiteral, e estarmos juntos neste espaço, para focar nossa experiência de comunidade presbiteral e de oração, ajuda a gente a tomar fôlego”.

O encontro iniciou na última segunda-feira com a Santa Missa e seguiu até o meio-dia de quinta-feira. Ainda ontem (21) às 19h, na Catedral Metropolitana, os padres estiveram na Missa dos Santos Óleos, onde também renovaram suas promessas sacerdotais, marcando o encerramento do Retiro Espiritual.

 

Notícias

A EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÔNIA É UM DESAFIO QUE ESTÁ SENDO SUPERADO

por  Vívian Marler / Comunicação CNBB Regional Norte 2foto CNBBA realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) são os temas principais da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que encerra...

DOM JAIME SPENGLER DÁ INÍCIO A SESSÃO DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB

por Vívian Marler/ Comunicação CNBB Regional Norte 2A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB) iniciou nesta manhã (10/04) em Aparecida (SP) com a Missa de Abertura no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo...

DIOCESE DE MARABÁ FORTALECE A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO COM FORMAÇÃO

por  Coordenação da Pascom Diocesana / Pascom Diocese de MarabáA Pastoral da Comunicação agora conta com uma coordenação diocesana em Marabá. Nos dias 06 e 07 de Abril ocorreu, na Chácara do Sagrado Coração de Jesus, a I Assembleia Diocesana da PASCOM, com a...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ENCONTRO REGIONAL DE LIDERANÇAS JUVENIS

por Vívian Marler / Comunicação CNBB N2Acontece de 26 a 28 de Abril no Cenóbio da Transformação na Diocese de Castanhal (PA) o ‘Encontro Regional de Lideranças Juvenis’ com o tema ‘Projeto ao seu Lado’ e lema “Eles se levantaram e voltaram para Jerusalém" (Lucas 24,...