LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje o 14º Domingo do Tempo Comum, em que o Senhor orienta: “Pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita!” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.
Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
A oração requer demasiada confiança e simplicidade da pessoa orante, como também requer da pessoa orante disposição e determinação para ser instrumento de Deus na resposta da oração. Diante desta circunstância o primeiro a dizer “sim”, para ser mais um da messe do Senhor, é o próprio “pedinte” que pediu operários. E desta forma se alegrar por ter o “nome inscrito no céu.”
Sejamos perspicazes em nossas orações para que a graça de Deus não passe em vão, por não termos feito a nossa parte. Isto é degradante.
A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!
† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém