LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje o Primeiro Domingo do Advento, em que Jesus pede: “Ficai atentos e orai a todo momento”. Sigamos a proposta Litúrgica, com várias sugestões, para a Celebração Dominical da Eucaristia e para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, para Círculos Bíblicos nas Comunidades eclesiais e nos Grupos Missionários de Evangelização, como também para a Catequese. Para esta última ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para os Catequizandos enquanto crianças e adolescentes, e para jovens e adultos.
Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo(a), faça a experiência d0 encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
O medo que “freia”, ao se deparar com as adversidades, deveria condizer com precaução. Mas estranhamente se constata a fuga da realidade e o descaso pela vida de oração. Os discípulos que escutaram Jesus, depois de um período de ensinamento e praticidade, ficaram temerosos com o anúncio do “fim”, mas também esperançosos com a garantia da sua volta – presença. Assim sendo, o Evangelho não ficou “parado”. Agora, o Evangelho está em nossas “mãos”. Oremos sem cessar, mas sem tremor e sim com temor a Deus.
A todos os irmãos e irmãs minha saudação e minha bênção!
+ Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém
01.12.2024-1º DOMINGO ADVENTO-C (1)